Estágios do adenocarcinoma

Escrito por susan macdowell | Traduzido por luiz fernando ferreira da silveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estágios do adenocarcinoma
O adenocarcinoma é um câncer que se origina no tecido glandular (http://www.flickr.com/photos/euthman/1799754415/sizes/o/ , by euthman)

O adenocarcinoma é um câncer que se origina no tecido glandular. Apesar de não haver tecido desse tipo em todo o corpo, o adenocarcinoma pode ser encontrado em diversos órgãos, incluindo o pulmão, o cólon, o pâncreas, o colo do útero e o esôfago. O órgão em que a doença se origina determina o tipo de adenocarcinoma que o paciente possui. O adenocarcinoma do pulmão é uma doença com um prognóstico diferente do adenocarcinoma do pâncreas, por exemplo. Apesar de cada tipo específico de tumor possuir seus próprios critérios de origem, existem alguns princípios gerais que dizem respeito a todos os adenocarcinomas.

Outras pessoas estão lendo

Fase 0

O estágio 0 do adenocarcinoma, também chamado de adenocarcinoma local, consiste de células malignas localizadas que ainda não se tornaram um câncer invasivo. Esta é forma mais precoce da doença e é por vezes denominada como pré-câncer. A remoção de um adenocarcinoma na fase "0" elimina a possibilidade de que as células se desenvolvam em câncer verdadeiro .

Fase 1

A fase 1 do adenocarcinoma normalmente é um tumor localizado, que ainda não se espalhou para além do órgão de origem. Dependendo do tipo de câncer, pode haver subdivisões dentro de um palco que define melhor o quão avançado é o câncer. Por exemplo, a maioria dos órgãos possui várias camadas de tecido. Apesar do estágio ser um câncer, um tumor que está confinado a uma área de um órgão é menos avançado do que um tumor que se estende para as camadas de tecido exteriores. As subdivisões da desta fase refletem essa distinção.

Fases 2 e 3

Nas fases 2 e 3, o adenocarcinomas já terá progredido para além do local original do câncer e pode ter invadido órgãos adicionais. Geralmente nestas fases já houve comprometimento dos linfonodos. A distinção entre as fases 2 e 3 depende da extensão da disseminação do câncer, e é diferente dependendo do tipo de adenocarcinoma.

Fase 4

A fase 4 é caracterizada por células do câncer que se espalharam, ou metástase para órgãos muito além do local do tumor original. A doença no estágio 4 é geralmente referida como câncer inoperável, devido aos vários locais com tumor e a dificuldade em localizar todas as células cancerígenas.

O estadiamento TNM do adenocarcinoma

Cada estágio do adenocarcinoma tem uma designação de teste adicional, determinado pelo sistema TNM: "T" refere-se a tumor, "N" refere-se aos nódulos e "M" refere-se a metástases. Cada letra é seguida por um número que indica o grau de envolvimento. O T pode variar de T0 até T4, dependendo do tamanho e dimensão do tumor. O comprometimento dos linfonodos também é dimensionado de 0 até 4, seja com N0, onde não há comprometimento de linfonodos, seja com N4, indicando um grande envolvimento. O M será M0 ou M1, o que significa que existem metástases (M0) ou que não existem metástases (M1).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível