Estalos na transmissão

Escrito por jen davis | Traduzido por eduardo gama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estalos na transmissão
Problemas de transmissão podem fazer o carro parar no meio da rua ou impedir que seja guiado corretamente (luxury car - model toy car image by alma_sacra from Fotolia.com)

Problemas de transmissão podem levar a um dos mais caros serviços de reparo que um dono de veículo tenha que arcar. Esses reparos necessitam de mão de obra especializada e muito dinheiro investido. Sem uma transmissão funcionando corretamente, um carro pode não andar direito quando tenta-se dirigi-lo. Existem vários motivos diferentes que causam estalos na transmissão. É importante saber o motivo do barulho e iniciar o reparo antes que o dano seja permanente e irreparável.

Outras pessoas estão lendo

Baixo fluido de transmissão

Uma das causas mais comuns de estalos na transmissão, quando a marcha é engatada, é o baixo nível de fluido, o que causa a falta de lubrificação para a troca correta de marchas. Níveis baixos ou fluido muito velho não irão lubrificar corretamente e resfriar os vários componentes e isso tornará a mudança de marchas pesada e também gerará estalos no engate.

Você pode verificar se o fluido está muito velho observando sua cor e consistência. Fluidos de transmissão devem ser vermelhos ou rosa escuro e translúcidos. Cores marrons, pretas e foscas indicam material velho, queimado ou contaminado com outros líquidos.

Estalos na transmissão
Verifique o nível e coloração do fluido de transmissão (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Componentes internos

Um grande números de rolamentos, engrenagens, molas e demais componentes dentro da transmissão permitem a mudança da marcha. Problemas com qualquer uma dessas peças pode fazer com que a marcha não engate corretamente ou fique muito dura, o que é comum vir acompanhado de estalos. Esses problemas devem ser diagnosticados por um profissional, porque a transmissão deve ser removida do veículo e desmontada para localizar o problema.

Problemas com sensores

A maioria dos veículos novos têm transmissões controladas por uma série de sensores computadorizados. Se começarem a enviar velocidades ou informações de engate erradas, podem fazer com que uma transmissão automática tenha problemas e estalos durante a troca de marchas. O sensor de velocidade é, em especial, propenso a causar esse tipo de problema na transmissão, porque o computador do veículo não regula corretamente o desempenho em relação à velocidade do carro.

Calço de motor ou de transmissão

Em alguns casos, o estalo que você está ouvindo é causado por um calço, de motor ou transmissão, que está frouxo ou quebrado, fazendo com que o motor e a transmissão se mexam dentro do cofre do motor quando a marcha é engatada ou quando o veículo está em uma velocidade mais alta. Isso pode ser detectado levantando o veículo e verificando os vários calços que seguram a transmissão e o motor. Eixo cardã com defeito também pode gerar estalos que se confundem com estalos de transmissão, pois ele pode fazer o sistema de transmissão estalar quando o veículo estiver acelerando e desacelerando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível