Estátuas da deusa grega Atena e seus significados

Escrito por rose mathews | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estátuas da deusa grega Atena e seus significados
Atena é a deusa grega da sabedoria (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Atena é a deusa grega da sabedoria. Também conhecida como a deusa guerreira, ela saiu da cabeça de seu pai Zeus, já adulta e envolta em uma armadura, como conta o mito grego. Ela foi imortalizada em templos gregos antigos, gravuras e estátuas que ainda são populares entre os turistas e os estudiosos da mitologia grega. As estátuas de Atena geralmente evocam qualidades da sabedoria e do poder militar.

Outras pessoas estão lendo

Atena Partenos

Fídias, o mais famoso escultor grego do período clássico, criou uma enorme estátua de Atena, que foi alojada no Partenon em Atenas entre 447 a 439 a.C. Embora a original tenha sido perdida, as representações de sua criação foram preservadas em reproduções, bem como em moedas e pinturas. Atena foi representada portando uma lança em sua mão esquerda, com a deusa da vitória, Nice, em sua mão direita. A estátua foi originalmente feita de ouro e marfim, mas o ouro foi substituído por bronze e vendido para financiar o exército. A Atena Partenos é considerada a maior obra do escultor.

Atena nos EUA

Nashville, a capital do estado do Tennessee, está bem distante da Grécia, porém a deusa também tem uma presença lá. Uma réplica do Partenon grego foi construída para a Exposição Centenária de 1897 e uma recriação de 12,8 m de altura da estátua de Atena esculpida por Fídias está alojada dentro dessa versão estadunidense do Partenon. Também há uma estátua de Atena em Athens, no estado da Georgia, o que é bastante apropriado. Essa estátua foi inaugurada em 1996, em frente ao "Athens Classic Center". O escultor Jean Westmacott gravou as palavras "Sabedoria", "Aprendizado", "Artes", "Atletismo", "Indústria", "Comércio" e "Agricultura" em torno do pedestal da deusa. Atena é representada com um escudo em uma mão e um manto na outra.

Outros tributos de Fídias a Atena

Embora não seja tão conhecida como a Atena Partenos, o escultor grego Fídias também criou Atena Prômacos. Com 9 m de altura, a estátua era tão grande que havia rumores de que ela podia ser vista dos navios que se aproximavam da costa da Ática. Instalada na Acrópole, essa versão foi feita de bronze e mostrava a deusa segurando uma lança na mão direita. A estátua foi posteriormente transferida para a capital do Império Bizantino, onde foi destruída por manifestantes em 1203 d.C. Tal como a Atena Prômacos, a Atena Lemnia foi originalmente instalada na Acrópole em torno de 450 a.C. A deusa é representada portando uma lança na mão esquerda, enquanto contempla um elmo que está em sua mão direita. A estátua é feita de bronze e dedicada ao povo da ilha de Lemnos.

Atena na Europa

Criada por Josef Tautenhayn, Carl Kundmann e Hugo Haerdlt, a fonte de Palas Atena fica em frente ao edifício do Parlamento austríaco, em Viena. Uma estátua da deusa também pode ser encontrada nos Jardins Peterhof em São Petersburgo. Mais uma vez, ela é representada portando uma lança. Esta estátua é em estilo neoclássico. Além disso, uma outra estátua se encontra no Museu do Louvre, embora não esteja em exposição neste momento. A Atena de Vallerti é uma cópia de uma estátua do escultor grego Kresilas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível