Estilos cooperativo e assertivo em conflitos

Escrito por contributing writer | Traduzido por andré prata
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estilos cooperativo e assertivo em conflitos
O estilo comprometido recai entre os estilos de conflito acomodativo e competitivo (fighting your way to the top image by Tracy Martinez from Fotolia.com)

Se eles são colegas de trabalho, amigos ou cônjuges, as pessoas têm diferentes expectativas e desejos. Essa pode ser uma fonte de conflito. Em situações assim, de acordo com o instrumento de modo de conflito de Thomas-Kilmann, ou TKI na sigla em inglês, dois tipos de comportamento (e as variações sobre eles) geralmente vêm à tona: o comportamento assertivo e o cooperativo. Alguém exibindo o estilo assertivo está interessado em suas próprias necessidades e preocupações. Alguém cujo estilo é cooperativo quer satisfazer as necessidades e preocupações da outra pessoa.

Outras pessoas estão lendo

Assertivo e não cooperativo

Quando uma pessoa é assertiva e não cooperativa, ela é chamada de competitiva. Isso significa que ela persegue suas necessidades em detrimento da outra pessoa. Ela usa qualquer poder que tem para ganhar um argumento ou ganhar vantagem sobre a pessoa com quem ela tem um conflito. Por exemplo, em um conflito entre pai e filha sobre política, ele pode usar sua posição como pai para ganhar a discussão. Ele pode dizer que está certo sobre política porque é seu pai. A posição de poder, tal como a idade, o status ou a posição, não tem de estar ligada ao argumento, é apenas usada para defender um argumento que ele acredita que é correto.

Não assertivo e não cooperativo

O estilo evasivo é considerado não assertivo e não cooperativo. A pessoa não participa na situação. Ela não busca satisfazer seus próprios interesses ou os interesses da outra pessoa. Na verdade, ela usará uma variedade de táticas para não lidar com a situação. Por exemplo, em uma situação de conflito com um colega de trabalho, ela poderá se retirar sem dizer nada. Em outro exemplo, ela poderá contornar o problema alterando o assunto ou dizendo a pessoa que ela discutirá a situação mais tarde.

Não assertivo e cooperativo

O estilo acomodativo é um tipo de estilo cooperativo. A pessoa não toma suas próprias necessidades ou preocupações em consideração. Ao invés disso, é tudo sobre as preocupações dos outros. Por exemplo, durante uma situação de conflito entre um namorado e namorada, o namorado não evitará o problema, mas ao invés disso concordará com tudo que está sendo dito. Ele realmente não concorda com ela, mas apenas deixa ela falar para satisfazer as necessidades dela.

Assertivo e cooperativo

Há dois estilos de conflito que envolvem o assertivo e o cooperativo. O colaborativo que significa que a pessoa não se retira do conflito, mas procura trabalhar para encontrar uma solução. Normalmente, ela sabe que há um problema e está disposta a cooperar com a outra pessoa para encontrar o ponto de discórdia. Em um exemplo entre dois colegas de trabalho, ela tentará encontrar uma solução mutuamente satisfatória. O segundo estilo de conflito é chamado comprometido. Isso é diferente do colaborativo porque a pessoa não acha uma solução satisfatória, mas um terreno comum.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível