Estilos de pintura para crianças pequenas

Escrito por sandra s. richardson | Traduzido por alessandra martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estilos de pintura para crianças pequenas
Pincéis grandes são bons para crianças (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Crianças pequenas estão prontas para qualquer coisa e aprendem tudo o que puderem sobre o mundo ao seu redor. A pintura oferece uma forma divertida de ensiná-los a explorar. Para crianças dessa idade, forneça tintas que sejam seguras de colocar na boca ou ingerir. Aqui seguem algumas sugestões para fazer com que a atividade seja tranquila, assim como alguns tipos e estilos de pintura e tintas adequadas para crianças.

Outras pessoas estão lendo

Preparação

Escolha sua área de pintura de acordo com o projeto. Nem todo projeto precisa ser feito sobre uma mesa. Chão, calçadas, paredes e até mesmo uma banheira podem ser utilizados para a pintura. Seja qual for a área, proteja qualquer coisa que você não queira que seja pintada.

Proteger a roupa da criança é importante. Aventais do tamanho da criança ou um saco de lixo com buracos na cabeça e nos braços podem evitar bagunças.

Antecipe a sua limpeza. Espalhe jornais ou use toalhas de mesa de plástico descartáveis​​. Tenha os sabonetes ou solventes certos para limpar as mãos e os pincéis. Se os itens de pintura podem ser reutilizados, tenha recipientes prontos para armazená-los e, se não for o caso, saiba como descartá-los corretamente.

Saiba onde você quer pendurar ou guardar as obras de arte da criança.

Estilos de pintura para crianças pequenas
Defina a área de trabalho e saiba o que fazer com as pinturas acabadas (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Mãos, pés e mais

Pintura a dedo é a primeira coisa que a maioria das pessoas pensa quando se fala em pintura infantil. Usar dedos e mãos é natural para bebês e crianças jovens, já que elas gostam de manusear tudo o que veem.

Mas, por que parar nos dedos e nas mãos? Despeje a tinta em pratos de piquenique de plástico ou espuma e deixe as crianças enfiarem os pés na tinta e fazerem pintura com os pés. Pinte longas folhas de papel ou a calçada usando uma tinta feita de amido de milho, água fria e corante. Essa tinta pode ser facilmente lavada com água.

Deixe as crianças tentarem pintar com um pouco de tinta no nariz ou no queixo. Com seus próprios filhos e em casa, usando cores claras para não manchar, deixe-os usar o cabelo como pincel.

Estilos de pintura para crianças pequenas
Crianças adoram usar as mãos para tudo (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Pincéis e marcadores

Usando pincéis e marcadores com os irmãos mais velhos ou as crianças mais velhas da creche, deixe que as crianças pequenas se sintam como crianças grandes. Os pincéis para crianças devem ser grandes, tanto o cabo quanto a cabeça da escova. Pincéis baratos de 2cm a 5cm de largura vendidos nas lojas de pintura funcionam tão bem quanto os pincéis esponjosos vendidos para a pintura da casa. Use diferentes texturas e espessuras de tinta para ter diferentes experiências.

Há marcadores disponíveis que não marcam a roupa ou a pele. Tente usar marcadores em papel de aquarela embebido em água, pois isso fará com que as cores marcador tenham um efeito diferente. Além disso, mergulhar a ponta do marcador seco na água pode torná-lo utilizável por um tempo. As cores sairão pálidas, mas os marcadores mais antigos serão usados até a última gota.

Estilos de pintura para crianças pequenas
Há muitos marcadores seguros para as crianças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pintando com carimbos

Carimbar é fácil, mesmo com mãos pequenas. Os carimbos podem ser feitos a partir de uma grande variedade de materiais e mergulhados ou escovados com tinta.

Batatas dão bons carimbos. Para crianças pequenas, o adulto deve ajudar a fazer o formato, mas a criança maior pode facilmente fazer o carimbo sozinha. Corte esponjas baratas em diferentes formatos e use-as como carimbos. Alternativamente, use pedaços de papelão enrugado com barbante grosso colado formando diferentes padrões.

Estilos de pintura para crianças pequenas
Pintura com carimbos é fácil e divertida para crianças e jovens (Katy McDonnell/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível