Aplique a teoria de Piaget na sala de aula

Escrito por sally murphy | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Aplique a teoria de Piaget na sala de aula
Teorias de Piaget aprimoram a experiência de sala de aula (today image by alwayspp from Fotolia.com)

Jean Piaget foi um psicólogo influente do século 20. Ele se interessou especialmente na psicologia do desenvolvimento e estudou as diferentes formas pelas quais os seres humanos adquirem, retêm e desenvolvem os conhecimentos. Hoje, muitos professores ainda utilizam as teorias de Piaget para melhorar a educação dos alunos. Ele estudou o desenvolvimento de conhecimento em pessoas de todas as idades, incluindo crianças, e suas teorias são relevantes para o ensino fundamental. A aplicação das teorias de Piaget no currículo é simples, eficaz e benéfica para alunos e professores.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Pesquise a teoria do desenvolvimento de Piaget. Ele acreditava que as crianças atingem estágios distintos no desenvolvimento cognitivo. Entre os dois e os sete anos, crianças são egocêntricas e têm dificuldade em compreender pontos de vista diferentes ou empatia pelos outros. Elas classificam objetos por uma característica única, como cor ou forma, sem reconhecer outras qualidades. Entre os sete e os 11 anos, as crianças são capazes de ter pensamento lógico sobre objetos ou eventos. Elas classificam objetos através de diversas características diferentes. Jovens com idade superior a 11 anos são capazes de pensar abstratamente e hipoteticamente. Têm mais preocupações ideológica e moral, e não apenas com a realidade.

    Aplique a teoria de Piaget na sala de aula
    Essas idades são apenas orientações; os marcos cognitivos de crianças pode variar (child play in grass image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)
  2. 2

    Oriente os alunos. Piaget recomendava que os professores assumissem um papel ativo de orientação para os alunos. Em vez de empurrar informações aos estudantes, enquanto eles se sentam e ouvem passivamente, eles devem compartilhar a experiência de aprendizagem e estimular os alunos a serem ativos e engajados. Leve os alunos a sério e respeite suas ideias, sugestões e opiniões. Suplemente as aulas com atividades relevantes, práticas que permitam que os alunos experimentem o conteúdo.

  3. 3

    Incentive os alunos a aprender com seus colegas. Isto é especialmente relevante para as crianças na faixa etária de dois a sete anos, mas aplica-se a alunos de todas as idades. Aprender a ouvir cuidadosamente e com sensibilidade os seus colegas e respeitar uma variedade de diferentes pontos de vista proporcionará benefícios ao longo da vida para seus alunos. Uma vez que diferentes alunos se destacam em diferentes áreas do conhecimento, a aprendizagem com seus pares também oferece uma educação integral.

  4. 4

    Permita que os alunos aprendam com seus erros. Piaget acreditava que as crianças desenvolvem o conhecimento sobre o mundo através de tentativa e erro. Erros podem ser frustrantes para os alunos, bem como para o professor, mas tente ensinar paciência e orientar o aluno em direção a uma conclusão diferente. Erros mostram que o aluno está ativamente interagindo com o mundo ao seu redor e experimentando novas ideias para si mesmo.

  5. 5

    Centre-se no processo, bem como no resultado. Ao invés de focar em ter uma resposta certa, preste atenção para as muitas diferentes etapas que leva para chegar a um produto acabado. Por exemplo, durante uma aula de arte, peça aos alunos para observar as diferentes maneiras em que eles criam uma pintura. Alguns podem começar na borda inferior do cavalete, enquanto outros começam no meio.

  6. 6

    Respeite os interesses, habilidades e limites individuais de cada aluno. Crianças diferentes alcançam estágios de desenvolvimento em momentos diferentes. Em vez de pressionar cada criança para se adaptar a um estilo de aprendizagem, preste atenção aos estágios de desenvolvimento de cada criança e adapte as lições em conformidade. Piaget incentivava a aprendizagem independente, prática e as oportunidades de descoberta. Planeje diversas atividades de sala de aula que acomodem estilos de aprendizagem diferentes, tais como visual ou auditivo.

    Aplique a teoria de Piaget na sala de aula
    Piaget acreditava em ambientes de aprendizagem independentes e respeitosos (smiling boy image by Marzanna Syncerz from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível