×
Loading ...

Pintura a dedo e o desenvolvimento infantil

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A pintura a dedo é a arte de pintar usando as mãos e dedos como ferramentas, em vez de pinceis. Embora ela possa ser praticada por pessoas de todas as idades, essa atividade é geralmente reservada para crianças menores: elas aproveitam ao máximo a pintura a dedo em termos de desenvolvimento. O ato de pintar com os dedos as ajuda a desenvolver habilidades sociais, criatividade, habilidades motoras e comunicação.

A pintura a dedo ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras finas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Habilidades sociais

Embora a pintura a dedo seja geralmente associada a diversão e brincadeira, ela serve como uma maneira de as crianças pequenas desenvolverem habilidades sociais. Na aula de artes, elas aprenderão a compartilhar e a se revesar ao usar as tintas e materiais, além de aprenderem a expressar sua criatividade na presença de outras crianças e adultos. Em alguns casos, a pintura a dedo pode ser um processo colaborativo no qual os alunos compartilham ideias e desenvolvem a apreciação pelos outros.

Loading...

Criatividade

Independentemente da sua idade, a pintura a dedo é uma maneira de desenvolver e explorar sua criatividade. Usando apenas suas mãos e dedos, essa atividade artística abre a porta da criatividade e da criação de formas. Ela também é um exercício sensorial que pode melhorar e estimular o desenvolvimento criativo. A pintura a dedo não é restringida por regras ou instruções; assim, os pintores podem desenvolver autoestima junto à criatividade, sabendo que não estão sob pressão pelos resultados do produto final.

Habilidades motoras

A pintura a dedo é um exercício recomendado para crianças entre 12 a 24 meses, pois esse é o momento em que elas começam a refinar e desenvolver habilidades motoras mais avançadas. Essa atividade pode ajudar no desenvolvimento da consciência de relações espaciais, além da coordenação entre os olhos e a mão. Além disso, como a pintura a dedo é um exercício sensorial, as crianças desenvolvem um entendimento da textura conforme ela se relaciona com o movimento de suas mãos e dedos sobre o papel com tinta. Esse é o começo do aprendizado para pintar e desenhar com outras ferramentas, como pincéis e lápis.

Comunicação

A pintura a dedo desenvolve a comunicação, pois é uma forma de expressão artística. Pessoas de todas as idades podem usá-la como uma maneira de comunicar suas emoções e sentimentos. Quando o projeto estiver completo, a pintura pode ser um assunto de conversa. As crianças podem comunicar seus pensamentos sobre cor, forma, texturas e os sentimentos que tinham enquanto criavam sua pintura a dedo. Essa comunicação pode desenvolver a linguagem e um novo vocabulário, além de abrir as portas para conversas sobre a imaginação e a criatividade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...