×
Loading ...

Estratégias de estudo para alunos cinestésicos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma criança com tendência a aprender no estilo cinestésico pode ter mais dificuldade em adaptar à outros estilos de aprendizado do que alunos visuais ou auditivos. Os alunos cinestésicos aprendem mais com experiências participativas. Estratégias que melhoram o processo de aprendizado desses alunos variam de adaptações simples de métodos tradicionais à adição de estratégias mais refinadas baseadas no movimento. Como o movimento ajuda o cérebro a processar a informação mais efetivamente, tais estratégias de aprendizagem podem melhorar a experiência educacional de todos os alunos.

Os alunos cinestésicos aprendem melhor com atividades que envolvam movimento, toque e modelagem, como desenhar um tema ou usar um globo (Comstock/Comstock/Getty Images)

Flascards

Os flashcards trazem um movimento que ajuda os alunos cinestésicos a compreenderem os conceitos. Em um ambiente educacional que usa os flashcards somente para alguns assuntos, experimente expandir seu uso para mais áreas. Deixe os alunos cinestésicos manipularem os flashcards. Por exemplo, no material de estudo que envolve algum tipo de sequenciamento, deixe os alunos alinharem os cartões na sequência correta. Um aluno cinestésico também pode achar útil manipular os cartões lado-a-lado ou de cima para baixo. Sugira atividades adicionais com os flashcards, como criar seus próprios conjuntos de cartões baseados no material de estudo.

Loading...

Modelos

Modelos como fazendas de brinquedo com animais, fogões com utensílios de cozinha e modelos de veículos com peça de operação permitem que os alunos cinestésicos explorem conceitos através do exame dos modelos. Como com os flashcards, um aluno cinestésico pode melhorar sua experiência de aprendizagem em áreas específicas construindo seus próprios modelos. Se for prático, incentive esses alunos a fazerem projetos como trabalhar com conjuntos de aeronave.

Anotações

Um dos obstáculos que os alunos cinestésicos encontram envolve a dificuldade em ficarem sentados quietos e prestarem atenção na aula. Reduza essas dificuldades, garantindo que o aluno entenda o valor das anotações em sala de aula o mais cedo possível. Incentive anotações criativas, como inclusão de rabiscos relacionados à aula e elaboração de possíveis perguntas do teste, como parte da atividade de anotação.

Movimento

Sempre que possível, incentive o movimento físico nas atividades de aprendizagem dos alunos cinestésicos. O movimento pode ter características multissensoriais incorporando técnicas que beneficiarão os alunos cinestésicos, auditivos e visuais. A caça ao tesouro é um tipo de atividade que emprega movimento independente de som e sinais. Dança, encenação e charadas são exemplos de atividades de aprendizagem que podem empregar sinais visuais, auditivos ou ambos, em conjunto com o movimento relacionado à aprendizagem.

Conforto físico

Um aspecto de aprendizagem importante para os alunos cinestésicos é relacionado às condições ambientais. Esses alunos dominam seus materiais mais efetivamente quando encontram o ambiente confortável. Isso inclui itens como a liberdade de andarem ao redor da sala enquanto escutam a aula, o que facilita o processo de aprendizagem dos alunos cinestésicos. No entanto, isso também envolve atenção aos detalhes do ambiente. Por exemplo, um aluno cinestésico vai achar a aprendizagem mais acessível quando se sentir confortável com as ferramentas, tais como a sensação da sua caneta ou do seu lápis.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...