Estudos bíblicos sobre a Páscoa para crianças

Escrito por alicia purdy | Traduzido por erick vasconcelos
Estudos bíblicos sobre a Páscoa para crianças

Estudos bíblicos sobre a Páscoa para crianças

Jesus Christ image by Bartlomiej Nowak from Fotolia.com

Os estudos bíblicos sobre a Páscoa são adequados para crianças manterem o foco na verdadeira história da data, mas em um nível de complexidade que elas compreendam. As crianças estão sempre dispostas a ouvirem histórias com detalhes e personagens interessantes. A preservação do significado da Páscoa significa que as crianças ouvirão os detalhes da história de uma forma que as permita entender facilmente a mensagem por trás dela.

Outras pessoas estão lendo

A história

O nome da Páscoa tem origens seculares, mas, ao longo dos séculos, veio a ser associado com a celebração cristã do dia em que Jesus levantou dos mortos. As lições sobre a Páscoa devem enfatizar esse aspecto. Os cristãos acreditam no testemunho da Bíblia de que Jesus Cristo, o homem que também era filho de Deus, foi crucificado pelo exército romano e colocado em uma tumba para ser enterrado. Três dias depois, de acordo com a Bíblia, ele ressuscitou. Termos como "crucificado", "ressurreição" e "tumba" devem ser explicados, assim como uma breve história sobre os romanos daquele período.

A ressureição

Dependendo da idade, da compreensão e maturidade das crianças, os professores podem querer pular a descrições mais gráficas da crucificação e focar na ressurreição de Jesus. A Bíblia afirma que depois do enterro de Jesus, muitas pessoas ficaram de luto. Na terceira manhã, um grupo de mulheres foi até sua tumba para fazer uma homenagem e viu que ela estava vazia. Anjos apareceram e disseram às mulheres que Jesus não estava mais morto e que havia levantado dos mortos e apareceria novamente em breve, o que aconteceu. A história desse triunfo pode ser mais apropriada para crianças mais jovens.

Por que Jesus teve que morrer

Embora o ponto principal da história da Páscoa seja o fato de Jesus ter levantado dos mortos, as crianças podem perguntar por que ele teve que morrer. A forma mais fácil de explicar é dizer a diferença entre o certo e o errado. Explique que quando fazemos algo de errado, devemos pedir desculpas e que a pessoa que nós prejudicamos então pode nos perdoar. O conceito da morte de Jesus é praticamente igual. As pessoas fizeram coisas erradas, chamadas "pecado", que vão contra os ensinamentos da Bíblia, e os pecados levam à morte. Jesus morreu em nosso lugar para que quando nós pecarmos nós não tenhamos que morrer -- porque ele já morreu por nós. Nós apenas temos que pedir perdão para Deus, porque Jesus tomou nosso lugar.

Foco da lição: Toda a história

Para compartilhar toda a história da Páscoa com as crianças, é melhor enfatizar os pontos principais -- quem é Jesus, por que ele teve que morrer, o que aconteceu quando ele levantou dos mortos e como esse milagre nos afeta hoje em dia. É importante que as lições sobre a Páscoa não sejam contadas como histórias, mas sejam relevantes para as vidas cotidianas das crianças. Isso pode ser feito com perguntas como: "Como você acha que os amigos de Jesus se sentiram quando ele morreu?"; "Você já teve que pedir perdão para alguém?". Perguntas assim não apenas envolvem as crianças na lição mas também fazem com que elas pensem em como a história da Páscoa se aplica a elas mesmas. Jogos, músicas, histórias e imagens ajudam a reforçar esses conceitos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media