×
Loading ...

Etapas de crescimento da uva

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As uvas são um fruto popular para comer fresco ou processar em geleias, compotas, suco e vinho. Vinhas são cultivadas como plantas ornamentais ou para criar tonalidades e cores. Videiras bem cultivadas podem render até 10 quilos ou mais de uvas por ano.

As vinhas são perenes ou decíduas e produzem uvas vermelhas, verdes ou roxas. Compreender o ciclo de vida das vinhas ajuda na aquisição da safra máxima das videiras.

Vinhas (Grapevine image by Tomasz Pawlowski from Fotolia.com)

Brotamento

O brotamento é o primeiro estágio depois que a planta começa a sair da dormência. Deve-se podar as uvas durante a dormência, pois é fundamental para o desenvolvimento de brotos. Os brotos recém-surgidos são suscetíveis a danos causados ​​por geadas, e portanto, precisam ser protegidos. Dependendo das condições climáticas específicas, as folhas novas aparecem geralmente três a quatro semanas após a brotação. Este é também o momento em que as vinhas maximizam o seu armazenamento de alimento através da fotossíntese. Vinhas também são propensas a doenças como míldio pulverulento durante esta fase, que pode ser controlada com o uso de sprays antifúngicos. As plantas também podem mostrar crescimento de rebentos extras, e estes têm de ser removidos de modo a maximizar a energia para o desenvolvimento das flores.

Loading...

Floração

As vinhas começam a desenvolver conjuntos de flores dentro de cerca de 10 semanas do início da brotação, o que geralmente ocorre no começo do verão. O período de floração é determinado pela variedade de uva e as condições meteorológicas na área. Este é também o tempo para a polinização das flores, o que é necessário para a formação do fruto. Temperaturas muito quentes e chuva forte podem impedir uma boa polinização. Leva apenas uma ou duas semanas para as flores serem polinizadas, e se o tempo não está bom durante este período, pode resultar em uma fruta de tamanho menor.

Frutificação

Na fase de frutificação, as flores polinizadas ou fertilizadas começam a se transformar em uvas, e as flores que não foram polinizadas caem da árvore. Frutos jovens precisam ser protegidos da friagem noturna ou qualquer geada na área. As videiras precisam ser regadas constantemente nesta fase para evitar que os frutos sequem. As células de frutas sofrem divisão nesta fase e crescem bastante. Brotos finos e folhas nas videiras criam espaço para acomodar as uvas que estão crescendo. Proteja os frutos do sol direto nesta fase, pois isso pode causar queimadura solar.

Maturação

A maturação refere-se à coloração das uvas, e o estágio é caracterizado pelo desenvolvimento da cor na fruta e seu amolecimento. O amolecimento do fruto é o resultado dos açúcares acumulados nas uvas, enquanto a cor das uvas é diretamente determinada pela variedade. A fim de produzir uma boa cor, muitos produtores levantam a copa ou a sombra das vinhas nesta fase. A maturação continua até o final do verão e depois vai diminuindo gradualmente.

Colheita

O último estágio é a colheita das uvas que estão maduras, lembrando que a maturidade das uvas depende de seu tipo. Geralmente, o período é de 100 dias depois do desenvolvimento das flores. As uvas são testadas primeiro para verificar o açúcar e níveis ácidos antes de serem colhidas. O ciclo de vida das uvas termina no outono, quando as plantas começam a recuar em dormência e as folhas começam a cair. A poda é crítica durante a dormência, pois isso protege as plantas de períodos de extrema geada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...