Mais
×

Como saber se castanhas estão frescas

Castanhas frescas podem estragar rapidamente se você não as guardá-las apropriadamente. Mantenha-as o mais geladas possível no refrigerador. Adicionar umidade ao recipiente pode ajudar a mantê-las frescas por mais tempo. Com a estocagem em ambiente apropriado, elas devem continuar deliciosas por um período maior, até que você esteja pronto para torrá-las.

Instruções

Castanhas devem permanecer frescas por meses (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Segure uma castanha em sua mão e aperte-a firmemente. Quando frescas, elas devem ser extremamente duras quando você apertá-las. Se você notar amolecimento, ela pode não ser totalmente fresca.

    Castanhas devem ser duras (chestnut image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)
  2. Procure por brotos nas castanhas. Com o armazenamento a uma temperatura suficientemente fria, elas não devem brotar por vários meses. Em algum ponto, entretanto, elas vão brotar, em preparação para o crescimento. Se você notar um broto menor que 5 centímetros, torre-as mesmo assim e então retire o broto. Se o broto for maior que isso, o gosto pode ter mudado o suficiente para que você não queira comê-la.

    Se as castanhas tiverem brotos maiores que 5 cm, seu gosto pode ter mudado (Germination image by Paty Cullen Wingrove from Fotolia.com)
  3. Procure por mofo na superfície externa da castanha. Conforme a castanha envelhece, ela pode desenvolver mofo, que é geralmente escuro. Você pode cortar a parte mofada e usar o resto, dependendo da parte atingida. Se o mofo está somente nas cascas, o interior ainda pode ter um gosto bom.

    Partes mofadas da castanha não devem ser ingeridas (chestnut image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)
  4. Encha uma tigela grande com aproximadamente 2/3 de água gelada. Coloque as castanhas nela e veja se elas flutuam ou afundam. Se afundarem, elas estão frescas. Se flutuarem, remova-as da tigela e corte-as ao meio. Descolorações e mofo no interior indicam que a castanha estragou. A outra razão pela qual elas podem flutuar envolve sua secagem. Se as castanhas secaram durante o armazenamento, elas provavelmente não tem mais textura e sabor agradáveis. Considere jogar fora todas as que flutuarem.

    Coloque as castanhas numa tigela com água gelada, se elas afundarem, estão frescas (bowl image by dinostock from Fotolia.com)

Dicas

  • Guarde-as em uma sacola frouxa, na parte mais fria da sua geladeira. Coloque um papel toalha molhado no interior da sacola para mantê-las úmidas. Refrigere-as nesses condições por até três meses, trocando o papel toalha conforme necessário.
  • O congelamento pode alterar o sabor e a textura das castanhas, mas, em sacolas apropriadas, elas podem ser armazenadas no congelador por até seis meses.

O que você precisa

  • Tigela grande
  • Tábua de cortar
  • Faca
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article