Etapas da Revolução das Telecomunicações

Escrito por susanne koenig | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Etapas da Revolução das Telecomunicações
Antes raros, os telefones são extremamente comuns hoje em dia e representam um dos aspectos da revolução das telecomunicações (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Sem dúvida, uma das maiores mudanças na sociedade nos últimos 50 anos tem sido a revolução nas telecomunicações. Assim como a maior parte das mudanças sociais, as telecomunicações evoluíram em etapas aparentemente desconectadas que ao longo do tempo tornaram-se uma abordagem simplificada para comunicações como um todo. Ao observarmos a revolução das telecomunicações, rapidamente podemos perceber o processo que nos levou ao uso generalizado das telecomunicações hoje.

Outras pessoas estão lendo

Telégrafo

Embora os primeiros telégrafos rudimentares tenham surgido em 1809, o primeiro telégrafo bem sucedido e amplamente utilizado surgiu em 1837, quando Samuel Morse aperfeiçoou a capacidade de enviar e receber mensagens através de transmissões eletrônicas. Com a famosa mensagem “O que Deus criou", a revolução das telecomunicações estava a caminho. Usando fios terrestres e submarinos, os telegramas se tornaram o padrão para o envio de mensagens entre duas partes. Com a ascensão do e-mail, mensagens de texto e o uso extremamente popular de telefones celulares, os telegramas foram suspensos em 2 de fevereiro de 2006 pela última empresa de telégrafo remanescente, a Western Union. Hoje, eles são uma forma nostálgica de transmissão vista apenas em filmes.

Telefone

O advento do telefone em 1876 anunciou uma das grandes mudanças na revolução das telecomunicações. Embora inicialmente o telefone fosse restrito a empresas abastadas, a desregulamentação e a fabricação mais barata acabaram tornando-o disponível para praticamente qualquer um. Apesar de uma secretária eletrônica rudimentar ter sido inventado em 1898, elas não se tornaram comumente disponíveis até a década de 1980. Secretárias eletrônicas tornaram o uso de telefones cada vez mais prático, pois atender o telefone ao menor toque já não era mais necessário. Hoje, a maioria dos usuários de telefone preferem usar seus telefones celulares ultra-portáteis com correio de voz, que é acessível de qualquer lugar do mundo. Hoje em dia, o telefone convencional com fio é chamado de "linha terrestre".

Teletipos e máquinas de fax

Embora possa parecer incrível, máquinas de teletipo já estavam disponíveis desde 1902. Esses precursores da máquina de fax funcionavam de maneira muito parecida com um telégrafo. O teletipo tornou as comunicações mais simples, transmitindo a palavra escrita entre duas máquinas, a segunda das quais deveria digitar a mensagem recebida. Teletipos eram comuns em agências governamentais, instalações científicas e jornais. Estas máquinas volumosas e um tanto barulhentas foram eventualmente substituídas pela máquina de fax, o que permitiu aos usuários enviar documentos inteiros em vez de peças truncadas de informação via teletipo.

Telefones celulares e modens

A tecnologia de radiocomunicação explodiu na década de 1940 conforme as necessidades dos militares em tempo de guerra exigiram uma forma mais rápida, mais barata e mais clandestina de comunicação. Transmissões de rádio tornaram-se mais comuns entre as unidades policiais, táxis e outros aplicativos móveis, sendo que o primeiro telefone celular oficial foi colocado em uso em 1946 pela polícia sueca. Com o aumento do uso de comunicações via rádio, a utilização de computadores também cresceu e eles tornaram-se mais rápidos, menores e mais baratos. Modens transformavam informação em um sinal eletrônico que seria enviado através de uma linha terrestre para outro modem para ser transformado de volta para uso em outro computador. Hoje, as comunicações celulares e via modem são muitas vezes indistinguíveis com o uso de telefones com acesso à internet e smartphones. Cerca de 1 em 6 famílias americanas são conectadas completamente sem fio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível