Como evitar a desigualdade de gênero na sala de aula

Escrito por katherine bradley | Traduzido por laura louzada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como evitar a desigualdade de gênero na sala de aula
Trate todos os alunos como líderes, sem diferenciar o gênero (Comstock/Comstock/Getty Images)

A formação cultural de um professor ajuda a desenvolver noções preconcebidas e modos de pensar que orientam suas ações ao interagir com os alunos. Esses conceitos são esteriótipos, não importa se são conscientemente reconhecidos ou guiam inconscientemente suas ações. Os estereótipos, ou o tratamento de todos os membros de um grupo da mesma forma por causa do gênero, são injustos e criam desigualdade na sala de aula. Pensar que todas as meninas se destacam na área da linguagem e que todos os meninos têm mais potencial para matemática, cria expectativas injustas sobre o desempenho dos alunos. Os professores devem reconhecer as limitações individuais de seus alunos e não permitir que o pensamento estereotipado construa limitações neles.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Concentre-se em suas expectativas de comportamento para todos os alunos. Questione suas decisões em relação ao mau comportamento. Eles dependem do gênero? Reflita sobre suas ações, interações e reações em sala de aula. Tome cuidado para não proteger e aceitar o mau comportamento dos meninos e esperar que todas as meninas devam agir de maneira correta na sala de aula.

    Como evitar a desigualdade de gênero na sala de aula
    Veja a troca de bilhetes como uma desobediência, não importando o gênero (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  2. 2

    Deixe claro desde o início que você tem grandes expectativas para todos os alunos em todas as disciplinas. Além disso, diga que todos devem se esforçar para alcançar o melhor resultado possível. Aceitar o desempenho decepcionante de um aluno com base no gênero cria uma atmosfera de desigualdade e pode levar à insatisfação. Estudos indicam que os alunos têm um desempenho melhor quando as expectativas são altas.

    Como evitar a desigualdade de gênero na sala de aula
    Tenha altas expectativas de todos os alunos (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  3. 3

    Escolha alunos para realizarem tarefas extras sem seguir o papel de gênero estereotipado e tradicional. Atribua as tarefas de sala de aula aleatoriamente, ou peça voluntários, para que as meninas não façam sempre o trabalho manual e delicado e os meninos, o trabalho pesado. Durante o ensino médio, talvez algumas tarefas que envolvem levantar peso sejam mais apropriadas para os meninos fortes. No entanto, as meninas são capazes de mover uma mesa, empurrar um carrinho ou levar os livros de volta para a biblioteca.

    Como evitar a desigualdade de gênero na sala de aula
    As meninas também podem realizar tarefas que envolvem força (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  4. 4

    Proporcione a oportunidade de ser líder para meninos e meninas na sala de aula. Quando os líderes de turma forem eleitos, ambos os sexos têm que concorrer. Incentive as meninas a concorrerem como líderes e os meninos como ajudantes. É bom que haja um representante de turma de cada gênero. Estes dois alunos podem se revezar representando a classe, levando recados ou participando de comitês escolares.

    Como evitar a desigualdade de gênero na sala de aula
    Mude os líderes com frequência e estimule as meninas a concorrerem (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  5. 5

    Dê a chance de ser seu auxiliar a todos os alunos. Por exemplo, escolha auxiliares para cada disciplina, fugindo dos esteriótipos. Peça para uma menina ser a auxiliar de matemática e um menino para a aula de português. Depois faça ao contrário. Durante a limpeza da sala de aula depois de atividades que geram bagunça, cuide para que não só as meninas sejam responsáveis por varrer e limpar, pois ambos os gêneros podem realizar essas atividades.

    Como evitar a desigualdade de gênero na sala de aula
    Desfaça os pensamentos esteriotipados (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Atribua atividades e oportunidades de liderança para ambos os gêneros. Crie um equilíbrio. Não faça com que o seu esforço para fornecer mais oportunidades de liderança para as meninas reduza as chances dos meninos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível