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Como evitar lesão por esforço repetitivo de digitar

Atualizado em 17 abril, 2017

Apesar de a digitação não parecer ser uma atividade perigosa, se você usa um computador frequentemente, pode adquirir uma lesão por esforço repetitivo com o tempo. Na ginástica e na dança, uma lesão parecida é chamada de fratura de estresse. Quando se digita muito, você pode causar o mesmo tipo de dano nos seus punhos, levando à dolorosa Síndrome do Túnel Carpal. Aprenda como digitar de maneira segura para evitar lesões por esforço repetitivo.

Instruções

A digitação excessiva pode causar lesões por esforço repetitivo (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)
  1. As lesões por esforço repetitivo ocorrem quando você usa demais uma parte ou músculo do corpo. Quando estiver digitando, leve isso em consideração. Se você trabalha em um escritório e sua carreira depende de sua habilidade para digitar, você pode não conseguir evitá-la. Faça algumas pausas de vez em quando e descanse as mãos.

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  2. Mantenha uma boa postura. Deixe as costas reta e seus ombros e pescoço levantados. Se precisar, coloque uma almofada nas costas da cadeira. Se todo o seu corpo tiver boa postura, seus punhos não vão sofrer tanto quando você digitar.

  3. Use uma almofada de punhos para seu teclado e mouse — muitos inclusive já vêm equipados com esse acessório. Elas são essenciais para manter seus punhos e dedos elevados para promover o fluxo de sangue. Além disso, a almofada de punho também suporta seus tendões e músculos enquanto você digita.

  4. Alongue-se antes de digitar. Sim, isso pode soar absurdo, mas você não começaria a se exercitar sem se alongar antes, não é? Da mesma forma, alongue dedos, braços e punhos antes de começar a digitar.

  5. Saia do escritório durante o almoço. Muitos indivíduos que trabalham demais passam seu intervalo na mesa, comendo sanduíches enquanto mexem no mouse. Dê uma pausa a seus punhos e saia um pouco. Essa é a dica chave para se lembrar quando desejar evitar lesões por esforço repetitivo.

  6. Se você achar que tem uma lesão por esforço repetitivo de digitar, tente acalmar seus tendões e ossos. Mantenha uma garrafa de água quente ou uma almofada térmica perto da mesa. A cada uma hora, mais ou menos, coloque a garrafa quente ou a almofada térmica nos músculos para aliviá-los.

  7. Tome suplemento de glucosamina para as articulações. Existem muitas pílulas e vitaminas disponíveis em lojas de produtos naturais feitas para ajudar os tendões e articulações com uma maior lubrificação.

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Dicas

  • Considere encontrar um emprego que não necessite de muita digitação. A maioria dos empregos de escritório necessitam do uso de computador, mas existem muitas carreiras que não.
  • Procure um médico para conseguir conselhos. Eles podem receitar remédios para a dor causada pelas lesões por esforço repetitivo.

O que você precisa

  • Computador e teclado
  • Almofada de pulso
  • Boa postura
  • Garrafa de água quente ou almofada térmica
  • Suplementos para articulações
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