Mais
×

Como usar o Excel Com o LabVIEW

Atualizado em 21 julho, 2017

Microsoft Excel, é um software popular de planilha eletrônica, usado por profissionais em todos os campos de cálculos para biologia. O programa é usado para analisar dados, entre outras tarefas. LabVIEW, da National Instruments, é um dos kits de ferramentas principais para a coleta de dados, gestão de sensores e automação de experimento em laboratório. Usando o Excel e LabVIEW em conjunto, pode-se melhorar o fluxo geral de trabalho e fazer gravação e análise de uma brisa.

Instruções

LabVIEW (measurement of diameter image by Witold Krasowski from Fotolia.com)
  1. Crie um novo instrumento virtual (VI) no LabVIEW, ou abra um já existente.

  2. Adicione sensores para o VI. Também pode-se adicionar outros elementos que desejar, pois vão funcionar simultaneamente com a exportação da planilha.

    Se ainda não souber que sensores vai usar, pode testar a integração do Excel, usando um relógio como "sensor". Para fazer isso, vá para a janela Funções, expandir a paleta "Utilities", e arraste o elemento Relógio na janela LabVIEW principal.

  3. Vá para a janela de funções e expanda o arquivo de paleta de E/S. Arraste o ícone "Escrever para planilha do arquivo", elemento na janela principal do LabVIEW, perto de seu sensor.

  4. Vá para o menu Ferramentas e clique em "Connect Wire", que é o botão de centro-esquerda no bloco principal de nove ferramentas e seu ícone que parece com um carretel de fio. Isso irá transformar o cursor do mouse em uma ferramenta de fiação. Clique no sensor, cuja saída queira colocar na planilha, e arraste a ferramenta de fiação para "Escrever na planilha do arquivo", solte o botão do mouse. Isso irá ligar a saída do sensor para a entrada do elemento na "Write to Spreadsheet File".

  5. Arraste um elemento Path fora do arquivo I/O a paleta na janela de funções, se gostaria de definir um local fixo para o arquivo de planilha para ser salvo. Conectá-lo usando a ferramenta de fiação (ver passo 4). Clique duas vezes no elemento Path e digite o caminho onde gostaria de salvar o arquivo. Se omitir esta etapa, o LabVIEW irá perguntar onde salvar a planilha, cada vez que executar o VI.

  6. Execute o seu VI. Ele vai salvar os dados para o arquivo do Excel escolhido no passo 5.

  7. Abra o arquivo de planilha no Excel. Agora pode usar todas as ferramentas comuns de análise de dados do Excel, nas leituras dos sensores.

O que você precisa

  • Microsoft Excel
  • LabVIEW
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article