Mais
×

Exemplo de carta de apresentação

Atualizado em 23 março, 2017

Uma carta de apresentação é uma carta que mandamos para tentar conseguir uma vaga na faculdade ou em um emprego. Ela funciona como uma notificação e como uma forma de comunicação entre o candidato e o empregador. É importante que ela tenha o formato pedido pois assim é mais fácil que os gerentes leiam a sua carta meio da pilha que eles receberem.

Uma carta de apresentação pode fazer você se destacar numa seleção de emprego (letter size envelope image by Albo from Fotolia.com)

Formato

A carta deve seguir o modelo de carta formal em que a data atual bem como o endereço do destinatário ficam no canto superior esquerdo da página. Duas linhas depois do endereço, você deve usar a saudação "Prezado", bem como o nome e sobrenome do destinatário. O corpo do texto deve ser alinhado à esquerda, com a primeira linha de cada parágrafo recuada.

Introdução

A introdução deve transmitir claramente quem você é. Coloque credenciais relevantes, tais como a universidade em que se formou e quaisquer títulos relevantes que você tenha adquirido anteriormente. Este é também o espaço onde você diz como descobriu sobre o emprego e o motivo de sua candidatura. Um exemplo de introdução é: "Meu nome é John Smith. Eu sou um graduado da Universidade da Califórnia, com especialização em Inglês e fui o editor-chefe do jornal escolar. Eu descobri esta oferta de emprego de coordenador de marketing no meu jornal local".

Razões para ser o candidato certo

O primeiro parágrafo deve indicar as razões pelas quais o empregador deve escolher você sobre os outros candidatos. Explique como você é diferente de outros que têm as mesmas qualificações. Um exemplo de primeiro parágrafo é: "Eu sou motivado e tenho experiência em publicidade e desenvolvimento de negócios, o que faz de mim um grande candidato para este cargo."

Habilidades

Você deve mencionar suas habilidades no corpo da carta. Essas habilidades são, essencialmente, o que você está vendendo para a empresa. Ao apresentar-se como um candidato valioso, você aumenta suas chances de conseguir uma entrevista. Um exemplo de segundo parágrafo é: "Servir em um conselho de comunicação na minha universidade permitiu-me desenvolver habilidades de resolução de problemas críticos que posso aplicar na função de coordenador de marketing."

Conclusão

A conclusão de uma carta de apresentação deve conter informações que expressam a sua motivação para a posição. Reitere como a empresa pode se beneficiar ao contratá-lo, bem como suas aspirações para a posição. Um exemplo é: "Eu sou uma pessoa com objetivos e estou ansioso para fazer um trabalho de excelência neste cargo e é por isso que eu acredito que a empresa irá se beneficiar ao me contratar." Termine a carta com "Atenciosamente" e sua assinatura a caneta acima do seu nome (a menos que você esteja enviando a carta por email, é claro).

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article