Exercícios de construção do espírito de equipe em times de vôlei

Escrito por andrea palmer | Traduzido por kauan benthien pereira macedo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios de construção do espírito de equipe em times de vôlei
O voleibol é um esporte em equipe de alta intensidade e ritmo rápido (http://www.sportsworld-pacific.com.au/Portals/0/Bespoke/CorporateVolleyball1.jpg)

O voleibol é um esporte em equipe de alta intensidade e ritmo rápido. Muitas vezes as equipes são obrigadas a gastar grandes quantidades de tempo jogando contra outros times, treinando e fazendo exercícios juntos. Socializar sua equipe de verdade é uma boa maneira de construir a unidade do time. Incorporando diversão aos exercícios leves em equipe, você aumenta a confiança dos jogadores, podendo até gerar amizades fora das quadras. Estar unido como uma equipe não só promove treinamentos mais saudáveis​​, como aumenta as chances da equipe de ganhar. Uma equipe que está unida permanece vencedora.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Existem várias maneiras de se promover vínculos em um time. Também há alguns fatores que influenciarão sua decisão de qual tipo é melhor para o seu time. Quantas pessoas estão no seu time? É apenas masculino, feminino ou misto? Há algum jogador com necessidades especiais? Todas essas questões devem ser levadas em conta ao realizar exercícios e atividades. Times femininos são favorecidos com noites do pijama, e os masculinos podem gostar de armas a laser. A chave é conhecer o time e incorporar seus interesses. Outros tipos de exercícios podem ter a ver com esportes, como fazer um jogo entre eles, dividindo os times em grupos para uma competição saudável. Variar estes grupos vai encorajar o diálogo e forçá-los a confiar nos companheiros de equipe para resolver o problema. Este é um dos métodos mais eficientes para criar a união do time, pois ajuda todo mundo a aprender a confiar e encorajar uns aos outros.

Benefícios

Todos os times se beneficiam quando um técnico tem interesse genuíno em ajudá-los a ficarem unidos como um time. O primeiro benefício a se notar vai ser a atmosfera calma e amigável do time. Primeiros encontros podem ser estranhos quando pessoas que não se conhecem são forçadas a interagir. Espírito de equipe vai tirar essa falta de jeito e, com o tempo, a amizade irá se estabelecer. Ter uma química entre os jogadores e uma estratégia melhor em quadra são outros benefícios de se ter um time unido. Já foi provado cientificamente que times que trabalham unidos jogam melhor e ganham com mais frequência.

Porque times femininos se beneficiam mais

Times femininos têm suas vantagens e desvantagens quando comparados aos masculinos. O laço emocional que ocorre nos times femininos é mais profundo e sólido do que a maioria dos masculinos, e isso é bom e ruim. Quando os laços dentro de uma equipe feminina são quebrados ou traídos, a equipe apenas desmorona, e a confiança pode ser perdida por conta de sentimentos feridos. Isso não seria bom para a equipe nos jogos e a moral do time sofreria. Por outro lado, quando uma equipe é harmoniosa e os laços emocionais são fortes e inquebráveis, esse tipo de ambiente é muito saudável para ela e leva à confiança, produzindo resultados vencedores.

Exercícios de construção do espírito de equipe para times masculinos

Reúna seu time em um círculo, colocando a bola de vôlei no meio. Os jogadores vão segurar os braços um dos outros. De preferência, realize esse exercício em um ginásio. Diga a eles que como um time, devem ir até o final do ginásio e voltar (em círculo, sem soltar os braços). Isto deve ser feito mantendo a bola no círculo, e usando apenas os pés para controlá-la. Esse exercício é desajeitado e com certeza vai causar um pouco de frustração, mas como um só, o time deve permanecer calmo, pois é o único jeito de resolver problemas e conseguir resultados. Você deve deixar claro que isso é um exercício e que eles devem trabalhar juntos.

Exercícios de construção do espírito de equipe para times femininos

Divida a equipe em dois, com uma metade na equipe A e outra na equipe B. Cada uma ficará em um lado da rede. As meninas em cada equipe vão se revezar cortando, e ao fazer isso, elas têm que dizer seus nomes e algum fato sobre si mesmas. A próxima pessoa a cortar deve dizer algo sobre si mesma e também dizer o que as pessoas disseram sobre elas anteriormente. Este é um exercício de memória que ajuda as meninas a se conhecerem, e também aguça suas habilidades de jogo. Em algum momento, alguém deve esquecer um fato, perdendo a vez. Quando todas falarem, marque as pontuações das equipes para ver qual se lembrou de mais fatos, e faça com que os dois times sentem juntos. Diga às meninas para se juntarem com alguém que não é da sua equipe para falar sobre elas mesmas. Até o final deste exercício, cada menina terá mais informações sobre os suas novas companheiras de equipe.

Exercícios de construção do espírito de equipe para times mistos

Times mistos tem o melhor dos dois mundos: ótimas amizades e compaixão, assim como um fervor estratégico, e uma veia competitiva. Garotos e garotas trabalhando de maneira igual pode ser um grande desafio em times mistos. Divida-os em um time masculino e outro feminino, e nomeie um menino como capitão delas, e uma menina para eles. Isso vai fazer com que cada time tenha compaixão, entendimento e respeito pelos colegas de outro sexo. Faça com que os times compitam entre si, e depois pergunte a eles o que aprenderam com este exercício. Explique que devem sempre tratar uns aos outros com respeito, e valorizar cada talento individual. Este é um exercício muitas vezes efetivo para jogadores do ensino médio que ainda não jogaram com o sexo oposto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível