Exercícios de dinâmica de grupo da True colors

Escrito por stephen andrew baldwin | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Exercícios de dinâmica de grupo da True colors
Entender a personalidade do outro pode ajudar o grupo a interagir sem a frustração de opiniões divergentes (colors image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com)

A True Colors foi fundada em 1978, por Don Lowry, baseada nos quatro tipos de temperamento humano discutido por Hipócrates em 460 a.C. e expostos pela psicologia moderna. True Colors é uma maneira de usar as cores para representar diferentes tipos de personalidade. O laranja, o verde, o azul e o dourado são usados para diferenciar os quatro tipos principais de estilos de personalidade. Ao identificar o tipo de personalidade das pessoas, estamos melhor equipados para entender motivações diferentes, ações e abordagens comunicativas. Em dinâmicas de grupo, comunicação e interações informadas são a chave para o entendimento entre as pessoas e eficiência no trabalho em conjunto.

Outras pessoas estão lendo

Sobre o significado das cores

Entender que cor combina com cada tipo personalidade é a chave para o sucesso da dinâmica de grupo da True Colors, então, é melhor começar avaliando seu grupo e aprendendo sobre o programa True Colors. Os que forem cor de laranja se esforçam para alcançar resultados, vencer e ser bem sucedidos, ao mesmo tempo em que prosperam na competição e anseiam por produtividade. Os dourados mostram necessidade de fazer parte de algo, representando a estabilidade e abraçando o ideal de família com lealdade e fidelidade. Os verdes anseiam por intelecto e estabilidade, traçando valores racionais em vez de emocionais, e sendo consistentes em sua perseguição por criar segurança para si. O azul representa calma e contemplação, pessoas levadas por empatia e sentimento, enquanto procuram por equilíbrio e consciência reflexiva. Encontrar a cor de cada membro do grupo e como ela pode influenciar em sua relação com os outros é parte necessária para entender o que motiva cada pessoa.

Debate

Tenha um debate aberto sobre personalidade. Permita que o time identifique que cor exemplifica melhor cada um, então, reflita sobre interações anteriores, eventos e frustrações e em como agora se percebem diferentemente, sabendo um pouco mais sobre a personalidade de cada um. Para entender bem a personalidade de cada cor, os grupos podem simular um entrevista enquanto os membros desempenham o papel de personalidade de outra cor.

Curso de cordas

O curso de cordas é um ótimo jeito de validar um ao outro numa atividade de grupo. Geralmente, envolve trabalho de grupo de todos os membros para ir de uma plataforma a outra usando a força individual e achar validade nas habilidades e ideias de cada um. Faça com que os membros verbalizem suas opiniões sobre os outros e como estão garantindo o sucesso do grupo como um todo. Você pode notar um membro cor de laranja buscando sucesso enquanto o azul tenta garantir o conforto de todos com as atividades. Os membros verdes talvez tenham as melhores ideias para resolver cada problema, enquanto os dourados mantêm o grupo trabalhando em união.

Confiança em olhos vendados

Para essa atividade, todos são separados em pares. Cada time tem uma pessoa de olhos vendados enquanto a outra funciona como seus olhos, ditando direção e instruções ao acompanhar. Você pode, inclusive, instalar obstáculos ou dar a cada grupo objetos para serem encontrados, como balões de hélio coloridos. Cada time deve reconhecer a cor do outro e comunicar aos outros, para evitar frustrações durante o exercício.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível