Mais
×

Exercícios para melhorar a coordenação olho-mão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A coordenação olho-mão consiste na realização de atividades com as suas mãos e os seus olhos trabalhando juntos. Arremessar uma bola, colocar linha em uma agulha e desenhar são todas funções que exigem algum grau desse tipo de agilidade. A maior parte dessa habilidade é desenvolvida quando somos jovens e estamos na escola. Quando você fica mais velho, é muito mais difícil melhorar ou mudar o grau de capacidade que possui, mas é possível. Existem muitas coisas que podem ser feitas para aperfeiçoar o seu nível de coordenação olho-mão.

Existem atividades que melhoram o seu nível de coordenação olho-mão (Laura Beth Drilling/Demand Media)

Exercícios

Existem muitos exercícios que são feitos com uma bola que aumentam muito a coordenação olho-mão. Peça para alguém jogá-la enquanto você fica no lugar do goleiro. A única condição é que você precisa pará-la usando somente as suas mãos. A outra pessoa deve chegar mais perto ou longe de você para testar diferentes níveis de desafios. Outro bom treino é pegar uma bola de softbol ou uma um pouco maior e escrever letras nela. Brinque de arremessá-la com alguém e diga a última letra que você vir antes de pegá-la. Se você não tiver um parceiro com quem jogar, jogue-a para o ar e pegue-a antes de ela cair. Isso funciona com qualquer bola.

Fazer exercícios com uma bola ajuda muito na melhora da coordenação olho-mão (Laura Beth Drilling/Demand Media)

Videogames

Os indivíduos que jogam videogames bem geralmente têm uma coordenação olho-mão muito boa. Fazer essa atividade, principalmente se os jogos forem rápidos, como os de tiros, ajuda a melhorar a percepção visual e as habilidades motoras finas. Aqueles que se divertem com games de ação percebem a movimentação ao seu redor. Essa prática pode ajudar os indivíduos que precisam distinguir atividades que acontecem em volta deles; essas pessoas geralmente respondem mais rápido a esse tipo de situação. Por exemplo, ao dirigir em uma estrada, elas podem distinguir uma criança correndo para a rua atrás de uma bola mais velozmente que outros indivíduos que não jogam videogames.

Pessoas que jogam videogames bem têm uma percepção visual e habilidades motoras finas boas (Laura Beth Drilling/Demand Media)

Desenhar formas

Outro bom exercício para ajudar a melhorar a coordenação olho-mão é desenhar formas. As crianças na idade escolar das séries iniciais do ensino primário geralmente levam para casa folhas com formas que eles devem traçar. Essas atividades são feitas para aperfeiçoar essa coordenação e as habilidades motoras finas. Há sites online que permitem que você desenhe diversos formatos em um ambiente semelhante ao quadro branco.

Aperfeiçoe a coordenação olho-mão desenhando formas (Laura Beth Drilling/Demand Media)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article