Exercícios para osteoporose e osteopenia

Escrito por luanne kelchner | Traduzido por marcos gomes
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Exercícios para osteoporose e osteopenia
Exercícios de resistência auxiliam no fortalecimento dos ossos (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

A osteopenia é uma condição não tão severa quanto a osteoporose, mas indica que há uma redução da densidade óssea. Esta condição pode levar a mais outra mais grave, que é a osteoporose. O exercício é um fator importante para manter a saúde e força dos ossos não importa a sua idade. Baixos índices de vitamina D e cálcio são também associados ao desenvolvimento da osteoporose.

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Exercícios de resistência

Exercícios de resistência não devem ser confundidos com levantamento de peso. Um exercício de resistência é uma atividade cardiovascular que também trabalha ossos e músculos, sendo a caminhada e a corrida dois exemplos deste tipo de exercício. Você pode incluir estes exercícios em sua rotina diária, para melhorar a condição de seus ossos. Esses exercícios dão aos ossos e músculos uma tensão, tendo como resposta do corpo o aumento da densidade óssea. Este tipo de exercício é essencial para frear o progresso da osteopenia e da osteoporose.

Levantamento de peso

Algumas pessoas com osteoporose ou osteopenia acham que exercícios são perigosos e trarão fraturas. Quando os ossos estão fracos, os exercícios e o fortalecimento muscular melhoram a densidade. O levantamento de peso com equipamentos ou com pesos comuns podem fortalecer os músculos, além da parte óssea.

Uso cauteloso

Antes de iniciar seu programa de exercícios discuta sua condição com seu médico. Aqueles que estão muito acima do peso ou sofrem de osteoporose severa talvez precisem de uma avaliação física e recomendação do médico antes de iniciar um programa que incluam os exercícios de resistência. Alguns pacientes talvez tenham que começar com exercícios menos intensos e até mesmo atividades na piscina. Os exercícios aquáticos não são benéficos para prevenir a perda óssea, mas são um método que alguns pacientes usam para aumentar a sua força, antes de entrar em um programa de exercícios de resistência.

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