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Exercícios para reduzir a flacidez da pele e da barriga

Atualizado em 23 março, 2017

Fazer exercícios físicos é uma das melhores maneiras de reduzir naturalmente a pele flácida da barriga, que pode ser resultado do fim de uma gravidez, da perda excessiva de peso, além de outros fatores. Embora flexões e abdominais pareçam ser os exercícios mais úteis na luta pelo abdome tonificado, se você realmente quiser endurecer a pele flácida, deverá concentrar seus esforços em exercícios para o corpo todo. Isso é o que afirma Ron Brown, autor de "The Body Fat Guide" ("O guia da gordura corporal", em tradução livre do inglês).

Os exercícios são fundamentais para se conquistar um corpo saudável (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Treinamento cardiovascular

Os exercícios cardiovasculares ajudam a diminuir a gordura corporal. Essa redução atenua a flacidez. Correr, caminhar e andar de bicicleta são alguns exemplos deste tipo de trabalho físico. Atividades aeróbicas como caminhada, escalada e natação, são boas para ajudá-lo a alcançar esses benefícios. Se você tiver acesso a um simulador de caminhadas ou a uma esteira, será capaz de executar uma série de rotinas que ativam a oxigenação. Faça os exercícios cardiovasculares, pelo menos, duas ou três vezes por semana. Comece com 15 ou 20 minutos por dia e aumente gradualmente a duração das sessões de treino, conforme a sua resistência também aumentar.

Fazer polichinelos e pular corda são bons exercícios de aquecimento para realizar antes de começar o treinamento aeróbico. Deite-se de costas e mova suas pernas como se estivesse pedalando no ar. Complete três séries de 20 repetições. Você também pode usar escadas e cadeiras para praticar atividades. Esses objetos auxiliam na execução do "step-up". Dê um passo para cima e outro para baixo. Alterne os lados e realize dez repetições em cada pé.

Exercícios abdominais

Flexões básicas e abdominais são ótimos para tonificar os músculos. Deite-se no chão com as mãos em forma de concha atrás da nuca. Os cotovelos devem estar estendidos. Levante sua cabeça do chão e leve suas costelas até o quadril. Complete três séries com 15 repetições. Se você quiser um exercício mais desafiador, coloque um peso de dois quilos sobre o peito, cruzando os braços sobre o peito. Levante os ombros do chão até que eles quase alcançem seu joelho. Realize três séries com dez repetições.

O levantamento de perna tonifica a região abdominal. Deite-se de costas com as duas mãos sobre a sua cabeça. Uma perna deve ser completamente estendida, enquanto a outra é mantida dobrada no ângulo de 45 graus. Eleve aquela que está esticada para cima, cortando o ar, ao mesmo tempo em que levanta ambas as mãos na tentativa de tocar o pé. Alterne os lados. Execute três séries com oito a dez repetições em cada.

Treino de resistência e musculação

O treino de resistência e musculação serve para reduzir a gordura corporal e, consequentemente, a flacidez da pele abdominal. Flexões e barras são exercícios populares, nos quais o peso do corpo oferece uma resistência natural. Comece na posição de flexão. As mãos devem distar aproximadamente 60 cm uma da outra quando abaixar seu abdome até o chão. Faça uma breve pausa antes de voltar à posição inicial. Realize três séries de dez repetições. Para melhorar o desempenho nas flexões, execute-as mais lentamente. Demore cinco segundos para descer e leve o mesmo tempo para subir.

Já na barra, segure-a com os dedos virados para cima. Puxe seu corpo até que o queixo esteja um pouco acima dela. Costas e pernas devem ser mantidas em linha reta durante todos os movimentos. Realize três séries de dez repetições. Se quiser um desafio maior, demore cinco segundos para subir e o mesmo para descer o corpo.

Os elásticos extensores permitem que você execute uma infinidade de exercícios de bíceps, tríceps e ombros. Eles não somente ajudam a queimar gordura, mas também fazem com que você ganhe definição muscular. Pesos livres e aparelhos podem produzir resultados semelhantes, mas o treinamento de resistência consegue os mesmos efeitos sem a necessidade de equipamentos sofisticados.

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