Exercícios para superar o medo da intimidade

Escrito por stephen a. powell | Traduzido por vitória fernandes
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Medo de ambas a intimidade física e a psicológica é um problema que afeta vários tipos de relacionamentos interpessoais. Se sentir desconfortável com aproximação em diversos níveis cria uma barreira para as pessoas importantes e as pessoas amadas. Ansiedade e distância relacionada caracterizam essa desordem social. Felizmente, existem exercícios que você pode fazer caso o medo da intimidade esteja exercendo um efeito adverso na sua vida e relacionamentos importantes.

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Exercícios de relaxamento

O Dr. Richard Nicastro sugere a realização de exercícios de relaxamento no momento que seus sintomas físicos de ansiedade ou angústia relacionados à intimidade começarem a aparecer. Isso requer um monitoramento e gravação das suas reações usais à situações íntimas. Tente usar as técnicas expostas no link "Relaxation Exercises" (exercícios de relaxamento) na seção de Recursos sempre que você passar pelos seus sintomas de medo de intimidade. Isso inclui foco na sua respiração e contrair e relaxar os seus músculos de maneira sistemática. Sinta-se livre para investigar outras técnicas de relaxamento que possam ser mais específicas para os seus sintomas.

Mantenha um diário

O Dr. Nicastro também recomenda manter um diário das condições e regras sociais que influenciam o seu medo de intimidade, como estereótipos de gêneros. Trate isso como um exercício onde você se lembra de fase anotações dessas coisas assim que elas passam pela sua cabeça. Separe algum tempo nos seus dias ou na sua semana para refletir sobre essas noções.

Escrever e ponderar esses pensamentos é terapia para os mesmos. No entanto, eles forneceram mais benefícios à discussão. Discuta as suas descobertas com as pessoas amadas ou pessoas importantes com as quais você teve problemas com o medo de intimidade. Você também pode querer considerar incorporar um terapeuta a esse processo. Terapeutas de relacionamentos, terapeutas sexuais e psicoterapeutas podem lhe fornecer conhecimento e encorajamento importantes nesse processo.

Exercícios de focos sensato

Exercícios de focos sensato ajudam casais a melhorar a intimidade no seu relacionamento romântico. Eles são particularmente úteis em aliviar a ansiedade relacionada com a relação sexual, o que é um sintoma comum no medo da intimidade. Nas primeiras semanas você e seu parceiro irão alternar na exploração do rostos corpo um do outro sem fazer contato sexual. Você irá comunicar o que é bom e o seu parceiro fará a mesma coisa.

Nas próximas semanas será incorporada a estimulação genitália na exploração. Também poderás estimular a si mesmo e permitir ser estimulado até o ponto do orgasmo. Nas semanas 5 e 6 dos exercícios você será capaz de adicionar relação sexual à progressão da exploração sexual e um deleite físico confortável.

Assim como com todas as adições aos exercícios, comece a relação sexual devagar e na posição mais confortável possível. Sinta-se livre para regressar a qualquer momento em que estiver desconfortável ou se os sintomas do medo de intimidade ocorrerem. Você deve se sentir completamente confortável e sem medo do nível atual de intimidade antes de progredir para os próximos níveis nos seus exercícios de foco sensato.

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