Conhecimento

Experiência com acetona e isopor

Escrito por darci pauser | Traduzido por ana carolina cardoso bedenik
Experiência com acetona e isopor

Embalagens pequenas de isopor não são biodegradáveis

styrofoam business image by robert mobley from Fotolia.com

O isopor e a acetona criam uma reação interessante quando combinados - o isopor parece desaparecer dentro da acetona. Esse desaparecimento é, na verdade, uma dissolução, e as moléculas do isopor ficam entremeadas na acetona. Essa dissolução e a solução resultante mostram potencial para a tecnologia de reciclagem.

Outras pessoas estão lendo

Propriedades da acetona

O composto orgânico (CH3) 2CO, ou acetona, é um líquido translúcido inflamável que apresenta um elevado grau de solvência. Muitos compostos são solúveis quando expostos à acetona. Um experimento de isopor e acetona pode determinar se o isopor se dissolverá quando colocado dentro de um recipiente com acetona.

Propriedades do isopor

Os fabricantes criam isopor através da alteração do poliestireno, que é composto por uma longa cadeia de moléculas de estireno. Em sua forma inalterada, o poliestireno é rígido e translúcido. Um agente de expansão transforma o poliestireno derretido em isopor através da construção de uma estrutura celular porosa.

Experimento

A reação de isopor e acetona leva a uma variedade de experiências e atividades. Por exemplo, realize um experimento para encontrar qual o volume de acetona que dissolverá um pequeno copo de isopor em um minuto. Pegue quatro copos de isopor do mesmo tamanho e quatro recipientes de vidro de boca larga e do mesmo tamanho. Despeje quantidades variadas de acetona em cada recipiente: 25 ml, 20 ml, 15 ml e 10 ml. Mexa com uma haste de virdo. O isopor deve dissolver-se dentro da acetona em diferentes velocidades.

Solubilidade do isopor

Assim que for colocada a acetona no isopor, ele se dissolverá. O isopor é solúvel em acetona, mas não é solúvel em outros líquidos, como a água. Isso ocorre por causa das propriedades solventes da acetona. A estrutura porosa do isopor permite que um grande volume se dissolva rapidamente em uma quantidade relativamente pequena de acetona.

Importância

Quando o isopor se dissolve em acetona ele não desaparece, ou melhor, suas moléculas de poliestireno estão presentes na solução de acetona. A solubilidade do isopor na acetona tem significado para fins de reciclagem. A extração de poliestireno a partir da solução de acetona permite a fabricação de isopor novo e impede a entrada de isopor usado nos aterros sanitários.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media