Experimentos de sexta série sobre estruturas resistentes a terremotos

Escrito por charong chow | Traduzido por allisson ester de paiva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Experimentos de sexta série sobre estruturas resistentes a terremotos
Altas taxas de mortes em terremotos decorrem da tecnologia de construção e não dos terremotos. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Construir estruturas que permaneçam intactas durante um abalo sísmico é um grande desafio para a engenharia da vida real. Alunos da sexta série que estudam terremotos devem trabalhar em experimentos sobre estruturas resistentes a tremores de terra, para aprender sobre a ciência por trás de prédios à prova de terremotos. De acordo com a CNN, prédios que são flexíveis e balançam durante tremores de terra são mais resistentes que prédios convencionais. Os experimentos dos alunos devem incluir o aprendizado sobre construção básica, criação de modelos, trabalhando com diferentes desafios arquitetônicos e construção de pontes resistentes a abalos sísmicos.

Outras pessoas estão lendo

Estruturas

Estudantes devem, inicialmente, aprender sobre a engenharia de prédios à prova de terremotos, construídos sem qualquer aviso de terremotos. Este experimento irá ensinar alunos de sexta série sobre construção básica com materiais, como cartas, pedaços de madeira e fita. Peça as crianças para construir estruturas no fundo de uma caixa de papelão. Depois que as estruturas estiverem completas, balance as caixas de modo suave para simular um pequeno terremoto. Os alunos devem analisar como reforçar as estruturas e trabalhar nos prédios novamente. As caixas, então, devem ser chacoalhadas de modo mais forte, para simular um terremoto muito mais forte. Os estudantes devem comparar os prédios para descobrir quais foram os melhores projetos.

Modelos

Para aprender mais sobre como estruturas resistem a terremotos, os alunos devem construir modelos. Um experimento simples para criar um terremoto é fazer gelatina em uma travessa de 21 centímetros durante a noite. Os estudantes constroem as estruturas, com palitos de dente e marshmallows em cubos e triângulos, empilhados em torres. As bases das torres podem ser pequenas e grandes. Somente 30 marshmallows e palitos de dente devem ser distribuídos para cada aluno, para representar os recursos limitados que muitos engenheiros têm. Uma vez que as estruturas estejam completas, elas devem ser colocadas sobre a gelatina na travessa. Balance as travessas para trás e para a frente, para a simulação das ondas secundárias de um terremoto. Depois dos testes, os alunos devem analisar as melhores estruturas.

Desafios arquitetônicos

Uma vez que os estudantes tenham o entendimento básico de um prédio resistente a terremotos, eles devem pesquisar uma variedade de arquiteturas para uma variedade de paisagens desafiadoras. Devem ser dados a eles três experimentos envolvendo construção de estruturas com canudinhos.

Um dos experimentos é construir uma estrutura de canudinho que irá resistir a um terremoto de alto impacto, ou um livro pesado caindo próximo a ela.

O segundo experimento é construir uma casa em uma ladeira.

O terceiro é criar uma estrutura em uma superfície instável.

A casa na ladeira terá uma caixa de grampos jogada sobre ela para demonstrar os escombros que caem. O terceiro experimento será posicionado sobre bolinhas de gude, com outras bolinhas de gude rolando até ele, para representar o tipo de terremoto rolante. Estes experimentos irão demonstrar os desafios reais que engenheiros têm quando constroem edifícios para terremotos.

Pontes

Pontes resistentes a terremotos são tão importantes quanto prédios. Os alunos de sexta série podem experimentar quais tipos de ponte são mais resistentes a terremotos. Eles deverão construir tipos e modelos diferentes de ponte como, por exemplo, suspensas e com cabos. Uma vez que os modelos forem construídos, um simulador de terremotos deve ser criado usando dois pedaços de madeira e tubos de PVC entre eles. Coloque as pontes modelos sobre o simulador de terremotos e pesos sobre a ponte. Analise qual tipo de ponte suportará mais peso durante um terremoto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível