Uma explicação sobre componentes do computador

Escrito por contributing writer | Traduzido por jorge s. dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Uma explicação sobre componentes do computador
Aprenda mais sobre computadores e seus componentes (6511514: iStockphoto.com, 1595072: iStockphoto.com, 78477: iStockphoto.com, 3138262: iStockphoto.com, 4511792: iStockphoto.com, 4083647: iStockphoto.com, 3591872: iStockphoto.com,)

O computador é um dos dispositivos eletrônicos mais multi-funcionais. Ele pode fazer qualquer coisa desde de gravar CDs e DVDs até navegar na internet para editar vídeos em HD. No entanto, os eles precisam de vários componentes a fim não só de funcionar, mas também de fazer tudo o que eles fazem. Um computador básico é constituído por vários componentes menores que adicionam algum tipo de elemento e funcionalidade.

Outras pessoas estão lendo

Gabinete

O gabinete do computador é, essencialmente, a espinha dorsal do mesmo. Ele mantém tudo junto e no lugar certo. Também protege todos os componentes internos contra danos e exposição a elementos externos. Gabinetes comuns estão disponíveis em diferentes tamanhos, que variam de mini-compacto até um gabinete torre completo. Além disso, os computadores portáteis têm gabinetes que são projetados especificamente pelos fabricantes de computadores.

Uma explicação sobre componentes do computador
Um gabinete

Placa mãe

A placa-mãe do computador é a principal estação de transferência entre todos os componentes do PC. Todos os dispositivos usados se conectam na placa-mãe, de uma forma ou de outra. Mesmo se estiver conectando um dispositivo USB simples, ele está se conectando através de um encaixe que é ligado diretamente à placa-mãe. A finalidade principal dela é permitir que os dispositivos se comuniquem uns com os outros de forma que o computador funcione.

Uma explicação sobre componentes do computador
Uma placa mãe

Processador

O processador é o cérebro por trás do pc. Também conhecido como CPU, o processador faz exatamente o que seu nome indica, ele lida com todos os processos recebidos pelo computador. Os dois principais fabricantes de processadores de computador são Intel e AMD. Ambos oferecem uma variedade de diferentes processadores. A CPU se conecta diretamente à placa-mãe através de um soquete embutido. Depois de instalado na placa, um dissipador de calor e um cooler são geralmente colocados sobre o processador para o manter fresco em todos os momentos.

Uma explicação sobre componentes do computador
Um processador

Unidade ótica

A unidade ótica também é conhecida como drive de CD ou DVD. Ela permite que os usuários do computador não só possam visualizar o conteúdo de CDs e DVDs já gravados, mas também gravá-los. A montagem da unidade ótica é feita em uma baía localizada na parte frontal do gabinete. Ela é então conectada à placa-mãe através de um pino de ligação simples.

Uma explicação sobre componentes do computador
Um drive de CD/DVD

Placa de vídeo

A placa de vídeo desempenha um papel importante no uso do computador. Ela permite que um monitor seja ligado ao computador para que um vídeo possa ser exibido. Elas vêm em uma variedade de modelos diferentes. Desde simples placas low-end (de baixo custo) que podem lidar com programas básicos de informática, até placas high-end (tecnologia de ponta) focadas em jogos que podem lidar com altas taxas de quadros e controlar dois ou mais monitores. As placas de vídeo se conectam diretamente à placa-mãe, e ficam localizadas geralmente em direção à parte traseira do gabinete.

Adaptador Wireless

Muitos PCs mais recentes têm adaptadores sem fio já inclusos. Esses adaptadores são conectados diretamente à placa-mãe e permitem que o computador possa receber sinais de internet sem fio. A maioria desses adaptadores operam em uma faixa padrão de 802.11. No entanto, existem diferentes tecnologias incorporadas aos adaptadores sem fio, como a wireless-a, wireless-b, wireless-g e wireless-n. A mais nova tecnologia é a wireless-n que tem a maior força de sinal e maior alcance.

Uma explicação sobre componentes do computador
Um adaptador wireless

Memória

A memória ou RAM permite que o PC possa executar aplicações. Na verdade, a memória RAM é necessária até para carregar um sistema operacional. RAM pode ser descrita como a memória imediata que o computador usa para carregar informações rapidamente. Sem RAM, o computador não poderia funcionar porque teria que tirar todos os comandos e instruções diretamente para fora do disco rígido. Quanto mais memória você tiver, melhor o PC irá lidar com múltiplas aplicações e programas.

Uma explicação sobre componentes do computador
Pentes de memória

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível