Faça você mesmo: Aquecimento e ventilação geotérmica para casa

Escrito por tom king | Traduzido por matheus castro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Um sistema de aquecedor à bomba pode poupar 75% mais de energia do que o aquecimento e ar-condicionado tradicional. Esses sistemas trabalham com a corrente de água abaixo da terra ou pelo aquecedor, trazendo-a para casa. A água passa então através de um permutador de calor para aumentar ou diminuir a temperatura do ar do sistema AC, convertendo-o e reduzindo, assim, sua carga de trabalho. Parece ótimo, mas os custos podem ser enormes. Fazê-lo você mesmo pode diminuir o custo?

Outras pessoas estão lendo

Projeto

Sistemas geotérmicos de troca de calor dependem de que a terra e a nascente do lago próximo à sua casa estejam a uma temperatura constante. Muitos vendedores lhe dirão que a temperatura é constante em 12ºC. Infelizmente, não é bem assim. Temperaturas abaixo da superfície variam de região para região e muitos fatores geológicos podem afetar o quão fundo você tem de ir para obter uma temperatura constante. Variações na temperatura dos ideais 12ºC podem afetar grandemente suas economias. Água e anticongelante circulam em tubos de plástico em três tipos de projetos de circuitos fechado. Os circuitos podem ser enterrados em valas horizontalmente, verticalmente em uma série de "cavidades" ou submersos no fundo de uma lagoa ou lago próximo. O circuito está ligado através de um sistema de troca de calor em uma bomba de calor, que é conectada ao sistema de ventilação de sua casa. A parte do trabalho mais provável de ser feita sozinha é a instalação de circuitos e dutos ou o trabalho de carpintaria dentro de casa para preparar a bomba de calor e o equipamento. Se você instalar profissionalmente a bomba, o instalador pode ser qualificado para projetar a configuração de circuito que funcione melhor em seu tipo de solo, terreno e tamanho de seu sistema.

Prós

Reduzir os custos fazendo você mesmo um projeto tão complexo quanto um sistema de aquecimento geotérmico, depende de quais habilidades você possui. Se consegue cavar valas ou cavidades verticais, pode reduzir alguns custos. Se possui habilidades básicas em carpintaria ou consegue instalar dutos de ventilação, você conseguirá reduzir mais custos; se consegue colocar canos de águas ou fazer um cômodos para sua casa, você provavelmente possui as habilidades para fazer uma parte significante do trabalho e pode reduzir muitos dos custos. Você ainda terá de pagar alguém para fazer os desenhos e escrever as especificações do sistema, se não for um engenheiro.

Contras

Infelizmente, os sistemas de ar-condicionado geotérmicos são mais complexos do que os sistemas de ar comuns. Se você não consegue instalar um desses comuns, provavelmente não deveria instalar uma bomba de calor geotérmica. Tenha um profissional para fazê-lo. Profissionais contratados são muitas vezes relutantes em trabalhar com não profissionais. Primeiro, as economias de trabalho podem não ser tão grandes para você, uma vez que muitos empreiteiros cobrarão caro a fim de vender o equipamento. Em segundo lugar, o projeto demanda um tempo certo para ser feito, por isso pode sair caro se você atrasar a instalação da bomba de calor pois tem que trabalhar em seu trabalho real e não termina uma parte de sua responsabilidade. Sistemas geotérmicos tem de ser projetados para o local físico de sua casa e, enquanto você pode descobrir se é um engenheiro ou arquiteto e tem habilidades em matemática, isso pode ser uma tarefa assustadora. Certifique-se de ser capaz de fazê-lo antes de investir muito dinheiro em um sistema geotérmico e descobrir que não possui as habilidades para instalá-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível