Faça você mesmo: Drenagem de água superficial ao redor do pátio

Escrito por cynthia clark | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça você mesmo: Drenagem de água superficial ao redor do pátio
Drenagem superficial de pátios (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Á água superficial ao redor de um pátio é desagradável e pode danificar seu pátio ou mobília. Um design bem planejado inclui a drenagem e o controle da água superficial, mas a maioria dos pátios domésticos não contemplam a drenagem. Existem várias opções viáveis para fazê-la você mesmo.

Outras pessoas estão lendo

Extensões da calha

A maioria dos telhados terá calhas com extensões que levam a água até próximo ao chão. Infelizmente, essas extensões podem levar a água muito próximo da casa, fazendo com que ela empoce no pátio. Os fabricantes oferecem diversas extensões que levam a água mais longe. As opções incluem de versões mais longas dos tradicionais blocos de concreto até tubos de vinil que se enrolarão automaticamente para fora do caminho quando não estiver chovendo.

Criando um declive no chão

Depois que o pátio de concreto for criado, o preenchimento geralmente é nivelado. Os trabalhadores que criam o pátio não estão envolvidos com os planos de drenagem e controle de água superficial. Se o pátio ficar nivelado acima de outra porção do quintal, crie o seu declive para que a água flua para fora do pátio. Para isso, será necessário cavar e remodelar o chão, mas não é necessária a compra de novos materiais.

Trincheira de drenagem escondida

Se o pátio estiver nivelado com o resto do quintal e você não puder criar um declive, pode fazer uma trincheira de drenagem escondida. Cave uma trincheira ao redor do pátio, com cerca de 45 cm de profundidade. Encha os primeiros 30 cm com seixos e cubra com tecido de paisagismo. Cubra com solo e grama ou turfa e plantas decorativas. Esse é um processo parecido com o tradicional dreno francês.

Instale um dreno francês

O dreno francês é outra maneira de drenar a água superficial para fora do pátio e criar uma paisagem interessante. O modelo tradicional é basicamente um buraco com cascalho e pedras que se estende para fora do pátio, com a aparência de um leito seco de rio. Muitos drenos franceses têm canos também. Mesmo os pátios completamente nivelados podem acomodar um dreno desse tipo com um pouco de planejamento. Um dreno francês curvo que passa através do quintal é uma forma criativa de paisagismo.

Eles requerem certa escavação, mas os únicos materiais necessários são tecido de paisagismo, pedras e cascalho. O cascalho pode ser usado sozinho ou sob as pedras para um visual mais natural. Cubra o buraco com o tecido antes de acrescentar as rochas e o cascalho para evitar que ervas daninhas e grama cresçam entre as pedras.

Para fazer um dreno francês, enrole um cano grande de PVC, furado, em tecido de paisagismo; uma ponta do cano deve se conectar com a extensão da calha ou outros encanamentos de drenagem. Esse cano não é caro e pode ser facilmente encontrado em lojas de materiais. Cubra-o e encha as áreas ao redor dele com cascalho grande. Coloque uma camada de tecido de paisagismo sobre o cascalho e encha com solo. Cubra com grama ou turfa e plantas decorativas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível