Faça seu próprio sistema de energia solar

Escrito por alberto nolan | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Faça seu próprio sistema de energia solar
Células fotovoltaicas armazenam a energia solar (Sean Gallup/Getty Images News/Getty Images)

Há dois tipos primários de sistemas de energia solar que você pode construir: o sistema fotovoltaico, que aproveita a radiação do sol para produzir eletricidade a partir de células solares, e o sistema térmico solar, que aproveita a energia do calor do sol para esquentar o ar e a água. Ambos os sistemas são relativamente baratos para se construir e instalar, e requerem pouco conhecimento específico. Por este motivo, eles são excelentes alternativas para quem quer montá-los em casa, porque não só economizam dinheiro mas ajudam a reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

Outras pessoas estão lendo

Sistemas fotovoltaicos

O processo de conversão da energia solar em eletricidade é conhecido como processo fotovoltaico. As células solares são posicionadas para absorver a radiação do sol, que excita os elétrons das células, produzindo uma carga de eletricidade. O uso mais comum deste processo é em painéis solares.

Um painel solar não é difícil de construir. Trata-se de uma caixa que pode ser construída de madeira compensada, com um vidro ou face em vidro plástico. Dentro da caixa encontramos diversas células solares dispostas organizadamente. A ponta deste arranjo de células está amarrada por um diodo bloqueador, que impede que as baterias que o painel vai carregar acabam descarregando à noite, além de uma tomada elétrica para conectar o painel. Tudo isso pode ser construído em casa, com conhecimento mínimo de carpintaria e eletrônica. Construir a caixa requer algum conhecimento básico em medição e montagem, e o único conhecimento eletrônico que você precisa ter para construir este arranjo de células solares é a habilidade de soldar.

Termossolar

Sistemas térmicos solares também podem ser construídos em casa e são bastante simples. Eles são em geral passivos, ou seja, uma vez a unidade construída e instalada, ela não precisa de energia para operar e em geral é auto-suficiente. O ar quente solar passivo e os sistemas de água quente não exigem nem mesmo uma bomba, porque o ar e a água podem ser movidas por termossifão. Este processo trabalha a partir do princípio de que o ar quente e a água se moverão para cima, enquanto o ar frio e a água fria ficarão por baixo.

Para construir um aquecedor de energia solar, você precisará montar uma caixa que você possa colocar no peitoril da janela em um determinado ângulo. O lado de dentro da caixa deve ser bem selado e isolado. O vidro cobrirá a parte exposta da caixa, como um painel solar. Dentro da caixa se encontra uma divisão que divide a caixa na metade na vertical e que é coberto por algum tipo de material de coleta solar. No alto da caixa você deve construir uma saída abrindo para o lado de dentro do quarto e uma outra angulada em direção ao chão. Dentro da caixa, na parte de baixo da divisão, você precisa ter um espaço de 10 cm entre a divisão e a parte de baixo da caixa. A caixa funciona retirando o ar frio da saída de baixo, aquecendo o ar no coletor solar e passando para dentro do ambiente o ar quente a partir da parte de cima da caixa.

Coletores solares de água quente funcionam mais ou menos da mesma maneira, mas usam alguns canos de cobre através do coletor para esquentar a água. Enquanto a água fica quente, ela se move para o alto do sistema, e no final entram em um tanque de água quente e pode ser armazenada para uso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível