Facetas dentárias podem corrigir dentes tortos?

Escrito por isobel washington | Traduzido por sabine capello
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Facetas dentárias podem corrigir dentes tortos?
A busca pelo sorriso perfeito é cada vez mais comum (Digital Vision/Photodisc/Getty Images)

O sorriso é muitas vezes a primeira parte notável de sua aparência e ultimamente as pessoas estão obcecadas em obter um sorriso brilhante e deslumbrante como o das estrelas de cinema. As facetas podem ser uma solução eficaz para transformar dentes imperfeitos, além de branquear o sorriso permanentemente. No entanto, nem sempre são a solução ideal para aperfeiçoar a boca, levando um paciente com dentes tortos a determinar qual outra opção seria mais eficaz.

Outras pessoas estão lendo

A localização do dente torto

Facetas são comumente usadas ​​nos dentes mais visíveis enquanto se sorri. Se o dente torto está mais ao fundo da boca, uma faceta não fará grande diferença estética, pois essa solução funciona como uma máscara apenas na parte externa do dente; ela é projetada apenas para aparência. Se o dente torto encontra-se na parte inferior, deve-se considerar o ângulo quando a boca está aberta, tal como durante a fala. Nesse caso, o revestimento pode não ser capaz de melhorar a forma diagonal a partir desse ponto de vista.

Pesquise todas as alternativas

Se o dente é ligeiramente torto, uma faceta pode ser um reparo estético rápido para alinhar forma e superfície do dente. Se o dente é muito torto, um ângulo de 35 a 40 graus ou mais, as soluções alternativas podem ser vantajosas, uma vez que a colocação de uma faceta torna o trabalho mais complicado e arriscado para a saúde do dente. Nesse caso, o dente requer a reformulação antes da aplicação da faceta. O dentista deve fazer uma raspagem abaixo do dente, o que pode remover excessivamente o esmalte e deixar o nervo exposto. Se o dente é significativamente torto, uma coroa pode ser a melhor opção, uma vez que cobre todo o dente, protegendo-o de vazamento e desgaste.

Possível tratamento de canal

Se a faceta ainda é a solução preferida, o dentista pode sugerir um tratamento de canal. A reformulação requer um corte perigosamente próximo ao nervo. Os nervos expostos não só podem causar sensibilidade e dor extrema nos dentes, mas podem também deixá-lo sujeito a infecções. Um tratamento de canal remove o nervo e o interior do dente é limpo e selado.

Enquanto facetas de porcelana são fortemente coladas aos dentes, ainda não são tão duráveis ​​quanto os dentes naturais ou coroas dentárias. Se a faceta foi colocada sem o canal da raiz e se rompeu, rachou ou quebrou, o paciente poderá sentir dor pela exposição do nervo e necessitará de tratamento odontológico de emergência.

Custos e durabilidade

Facetas são caras, e planos privados geralmente não cobrem procedimentos estéticos a menos que um acidente ou lesão tenham danificado os dentes. Um relatório do MedicineNet.com sobre folheados dentais diz que o custo médio por dente é de R$ 1.100 a R$ 3.000 (dados de novembro de 2009).

As facetas são coladas aos dentes permanentemente com uma cola especial, e um tratamento a laser ativa a ligação química. Elas não são facilmente removidas, exceto por um dentista, o que requer um procedimento adicional. De acordo com MedicineNet.com, facetas duram entre cinco e dez anos e devem ser substituídas após esse período.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível