Famosos católicos judeus

Escrito por laurie rappeport | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Famosos católicos judeus
Alguns católicos têm raízes judaicas (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

De acordo com a lei judaica, o judaísmo não aceita uma pessoa que pratique outra fé. Além disso, a linhagem judaica passa pela linha materna, significando que os judeus ortodoxos e conservadores não consideram um indivíduo com um pai judeu e uma mãe não judia como judeu. Através da história, no entanto, pessoas com ancestralidade judaica aceitaram o catolicismo ou mantiveram laços com a ancestralidade católica ao mesmo tempo em que reconheciam suas raízes judaicas.

Outras pessoas estão lendo

Convertidos

Alguns indivíduos se converteram para o catolicismo, mas continuam a manter uma identidade judaica. O cardeal Lustiger, que atingiu a posição de arcebispo de Paris, converteu-se ao catolicismo quando era menino enquanto se escondia dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Ele se considerou um "judeu católico" por toda a vida, embora a comunidade judaica não o aceitasse como judeu. Ele trabalhou para fortalecer as relações entre os judeus e a igreja católica e serviu de intermediário quando surgiram questões divisórias entre os dois grupos. O irmão Daniel converteu-se ao catolicismo enquanto lutava como partisan durante a Segunda Guerra Mundial. Ele tentou obter cidadania israelense em 1959 sob a "Lei do Retorno" israelense, que declara que todo indivíduo que é judeu ou que tem pai, mãe ou avós judeus receberá cidadania israelense automática. A Corte Suprema de Israel recusou o pedido baseada em sua identidade como monge católico, decretando que, ao se converter, ele aceitou sobre si uma nova religião.

Conversão de crianças

Alguns adultos converteram crianças judias ao catolicismo por razões de segurança ou crença. Madeleine Albright, secretária de Estado durante a administração Clinton, converteu-se ao catolicismo romano ainda menina, com a família, antes da Segunda Guerra Mundial. O batismo habilitou a família a fugir dos nazistas e escapar para os Estados Unidos. Albright cresceu na igreja católica, embora depois tenha aderido à igreja episcopal e não sabia de sua ancestralidade judaica até aceitar o posto de secretária de Estado de Bill Clinton e os repórteres descobrirem que três de seus avós haviam morrido nos campos de concentração nazistas. A igreja católica sequestrou Edgardo Mortara, um menino judeu do século XIX, na Itália, e o educou forçadamente como católico após descobrir que a empregada da casa o havia batizado secretamente quando ele era bebê. O caso levantou sentimentos anti-Vaticano por todo o mundo, mas o papa Pio IX atuou como padrinho do menino e Edgardo finalmente entrou para um mosteiro.

Os judeus e a igreja católica

Os judeus católicos desempenharam vários papéis dentro da igreja católica. Nas tradições judaicas e católicas, existe uma história relativa a um jovem judeu que cresceu até liderar a igreja católica romana. Segundo fontes judaicas, os católicos sequestraram o menino, possivelmente Elhanan, filho de Simão, na Itália medieval, e o confiaram a monges locais para que o criassem e educassem. O menino cresceu e tornou-se um papa, embora alguns relatos digam que ele voltou para suas raízes judaicas. Edith Stein, uma alemã convertida ao catolicismo, escreveu e ensinou filosofia católica, primeiro na Alemanha e -- após a ascensão do nazismo -- na Holanda. Os nazistas a cercaram, com outros judeus holandeses, e a mandaram para Auschwitz, onde ela morreu nas câmaras de gás.

Filhos de casamentos mistos

Algumas pessoas reivindicam identidades como judeus e católicos por terem um pai ou mãe judeu e um pai ou mãe católico. Fiorello LaGuardia foi prefeito de Nova Iorque de 1933 a 1945. O prefeito, nascido na Itália, abraçou as raízes tanto de sua mãe judia quanto do pai italiano católico, ao liderar a cidade multiétnica. Além de várias outras línguas, LaGuardia falava fluentemente italiano e ídiche. Paul Newman, cujo pai era judeu, identificava-se como judeu, embora sua mãe fosse católica romana. Harrison Ford também vem de um "casamento misto", com mãe judia e pai católico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível