Fatos divertidos sobre o México para crianças

Escrito por j. clark | Traduzido por jessica pietro pupo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatos divertidos sobre o México para crianças
México (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se há uma coisa que se pode dizer sobre o México é que ele é divertido. De suas culturas antigas às celebrações coloridas e comidas deliciosas, sempre existe algo novo e interessante para se descobrir sobre esse país.

Outras pessoas estão lendo

Civilizações antigas

Os Olmecs emergiram por volta de 1.200 a.C. como a primeira sociedade complexa do México. Eles são famosos por esculpirem cabeças gigantes usando capacete a partir da pedra. Muitas dessa cabeças de pedra podem ser vistas hoje em museus do México e sítios culturais.

Os Astecas, outro grupo indígena antigo importante, foram indivíduos nômades, até que, um dia, caminhando próximo a um lago, eles viram uma águia empoleirada em um cacto e segurando uma cobra em suas garras. Os Astecas interpretaram isso como um sinal de seu deus Huitzilopochhtli de que era esse o local onde eles deveriam construir sua casa permanente. A área onde eles se estabeleceram é agora o Novo México e uma imagem de uma águia em um cacto e segurando uma cobra é o centro da bandeira mexicana.

Os Maias foram uma grande civilização que floresceu na península de Yucatan, principalmente entre os anos de 250 e 900 a.C. Os Maias inventaram um complexo sistema de escrita e eram ávidos astrônomos que aprenderam a predizer eclipses solares e os movimentos do sol.

Os exploradores espanhóis chegaram no México no começo do século 16 e conquistaram essas civilizações antigas. A maioria do mexicanos hoje é mestiça, significando que seus ancestrais foram uma mistura de indivíduos dessas civilizações antigas e pessoas que vieram da Espanha.

Fatos divertidos sobre o México para crianças
Astecas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Comida

A maioria da pessoas já comeu um taco mexicano, mas quantas já provaram um taco de cabeça (taco de cabeça de vaca) ou um taco de língua? No México, esses são apenas dois dos muitos sabores exóticos de tacos que você encontrará.

Falando em comidas incomuns, no estado sulista Oaxaca, as pessoas gostam de petiscar "chapulines", ou gafanhotos fritos. Em outras áreas, as pessoas fazem pratos à base de besouros ou vermes. Outro item alimentício incomum que as pessoas comem por todo o México é o nopal, ou nadadeira de cactos. É claro, os espinhos são retirados da nadadeira antes de ser comida.

Fatos divertidos sobre o México para crianças
Comida (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Celebrações

No México existe um Dia das Crianças, ou "Día del Niño", e ele é celebrado anualmente no dia 30 de abril, com festas e eventos divertidos para crianças. Outra celebração colorida no México é o "Día de los Muertos", ou Dia dos Mortos, que é, na realidade, um evento de dois dias, nos dias primeiro e 2 de novembro. Esse é um tempo de honrar os ancestrais falecidos, decorando seus túmulos e construindo altares coloridos.

Fatos divertidos sobre o México para crianças
México (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Animais

O México tem uma incrível diversidade de vida animal, mas não há conto mais espantoso do que o da borboleta monarca. Em cada inverno, milhões de pequenas borboletas voam milhares de quilômetros de suas terras ensolaradas nos Estados Unidos e Canadá para se aninharem nas montanhas do estado mexicano de Michoacan.

Outro animal interessante no México é uma criatura de aparência pré-histórica, parecida com uma salamandra, chamada "axolotl" e que alguns chamam de "monstro da água". Os Astecas acreditavam que a criatura era uma versão transformada de Xolotl, seu deus da morte, trovão e monstros. Ela vive em uma série de canais no sul da Cidade do México.

Fatos divertidos sobre o México para crianças
Animais (Comstock/Comstock/Getty Images)

Esportes

Os antigos Astecas jogavam um jogo com bola em que eles tentavam bater a bola por entre um arco de pedra elevado usando apenas os quadris, a cabeça, os joelhos e os cotovelos. Uma versão do jogo, agora conhecido como "ulama", ainda é jogado em algumas áreas.

Outra tradição esportiva divertida é a "lucha libre", ou luta-livre mexicana, em que alguns lutadores usam máscaras coloridas. Ter a máscara arrancada pelo oponente em um ringue é a humilhação máxima para um lutador mascarado. Entretanto, o esporte mais popular no México hoje é o futebol, conhecido como "futebol".

Fatos divertidos sobre o México para crianças
Esportes (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível