Fatos a respeito de combustíveis fósseis na Austrália

Escrito por jennifer king | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatos a respeito de combustíveis fósseis na Austrália
Petróleo (Cameron Spencer/Getty Images News/Getty Images)

A Austrália apresenta extensos recursos naturais, incluindo reservas de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural, e o país é o 14º maior consumidor de energia no mundo. De acordo com a Associação Australiana de Produção e Exploração de Petróleo (AAPEP), o consumo de energia na Austrália durante o período de 2007-08 foi discriminado como: 40% de carvão, 35% petróleo e 19% gás natural. As fontes de energia renováveis somaram apenas 6% da energia utilizada no país.

Outras pessoas estão lendo

Carvão

De acordo com a Associação Australiana de Carvão, "a Austrália é o maior exportador de carvão mundial e o carvão preto é a maior exportação, rendendo mais de US$46 bilhões em 2008-09". A mineração de carvão está concentrada em Queensland e em Nova Gales do Sul, onde estão localizados os depósitos mais acessíveis da Austrália. O processamento do carvão representa uma grande porção da economia do país, já que 80% do carvão é processado para remover impurezas minerais antes da venda ou exportação. A Austrália abastece os mercados de carvão em mais de 30 países, incluindo seus maiores compradores, Japão, Taiwan, Índia e China. Como os depósitos australianos de carvão começaram a se esgotar, as operações de mineração começaram a sair das áreas costeiras, onde as minas de produção mais antigas ficam localizadas, em direção a localizações remotas interiores, aumentando assim o custo do carvão australiano.

Fatos a respeito de combustíveis fósseis na Austrália
Carvão (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Petróleo

O petróleo é a segunda maior exportação da Austrália. De acordo com a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), a Austrália ocupa o 37º lugar em reservas comprovadas, com uma estimativa de 1,5 bilhão de barris em depósitos de petróleo recuperável. Enquanto a América do Norte soma 29% da demanda mundial de petróleo, a Austrália consome apenas 1% do óleo mundial. De acordo com a AAPEP, a produção de petróleo australiana alcançou o pico em 2000 e vem diminuindo desde então. A indústria australiana de petróleo é privatizada e as companhias perfuram tanto poços em terra como no mar. Aproximadamente 100 novos poços de exploração são perfurados no país por ano. A Austrália ocidental, a principal região de drenagem, produz 70% do petróleo do país. Victoria detém 19% do petróleo australiano.

Fatos a respeito de combustíveis fósseis na Austrália
Petróleo (Handout/Getty Images News/Getty Images)

Gás natural

A indústria australiana de gás natural está crescendo e o combustível fóssil é cada vez mais um contribuidor importante para o setor energético do país. De acordo com a Associação Australiana de Gás (AAG), a maioria do gás natural do país vem dos poços no mar e a sua produção vem crescendo desde os anos 1970. O gás natural é usado na produção de eletricidade e como fonte primária de combustível doméstico australiano. De acordo com o Centro de Análise de Informação sobre Dióxido de Carbono (CAIDC), em 2008 o consumo de gás somava mais de 14% da emissão de dióxido de carbono por combustível fóssil da Austrália. As reservas naturais abundantes no país tem atraído investidores estrangeiros lucrativos, como o projeto de US$40 bilhões, Gás Natural Líquido Gorgon. A maioria do gás do país (50%) vem dos poços de nas águas da costa ocidental australiana. Os poços de Victoria detém 20% do gás australiano e Queensland soma 14% da produção.

Fatos a respeito de combustíveis fósseis na Austrália
Gás (Ian Waldie/Getty Images News/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível