Como usar uma ferramenta do pistão do freio de disco

Escrito por jody l. campbell | Traduzido por milene hermenegildo
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Como usar uma ferramenta do pistão do freio de disco
Como usar uma ferramenta do pistão do freio de disco (brake image by Jan Will from Fotolia.com)

Todas as pinças do freio trabalham sob a mesma premissa. Um pistão hidráulico estende-se a partir do orifício da pinça quando os freios são acionados. O movimento do pistão comprime o material de atrito das pastilhas de freio contra a superfície metálica do rotor. Ao substituir os freios, os pistões devem ser retraídos para abrir espaço para os discos mais espessos ou rotores. Nem todos os pistões usam o mesmo procedimento para retrair os pistões, no entanto. As pinças traseiras podem, por vezes, exigir que o pistão seja rodado para a direita (ou no sentido anti-horário, em alguns casos) para retrair o pistão. Saber em que tipo de pinça se pretende usar a ferramenta do pistão do freio de disco vai ajudar a evitar danos à pinça ou ferramenta.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Corda elástica
  • Conjunto de ferramentas de pistão da pinça
  • Ferramenta do pistão da pinça
  • Catraca
  • Extensão
  • Manual de reparo para o veículo específico
  • Haste plástica

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Instruções

  1. 1

    Apoie a pinça removida na suspensão ou estrutura do veículo com uma corda elástica, para que ela não fique pendurada na mangueira de borracha do freio. Isto irá evitar danos na mangueira do freio. Se for o caso, retire as pastilhas da pinça. Alguns veículos usam pastilhas que permanecem na montagem da pinça e não é necessário retirá-las dela.

  2. 2

    Leia o manual de reparo do seu veículo específico para determinar que tipo de pinça você está tentando comprimir ao pistão. Alguns pistões se retraem simplesmente ao apertá-los lentamente para dentro do furo. Isto pode ser feito com um conjunto de ferramentas de pistão da pinça ou mesmo com um grampo grande. Coloque a placa de calço do conjunto sobre o mandril da ferramenta. Insira a parte inferior do mandril dentro do pistão da pinça. Também é possível utilizar a placa de apoio da pastilha velha ou um bloco de madeira contra o pistão da pinça. Como alguns pistões são fenólicos, podem rachar ou quebrar sob pressão. Coloque a placa de calço contra a carcaça externa da pinça e aperte a ferramenta até que o mandril e a placa de calço estejam trabalhando juntos para comprimir o pistão. Continue a apertar lentamente a ferramenta à mão, até que o pistão da pinça esteja completamente retraído para dentro do furo. Solte a ferramenta e, em seguida, remova-a.

  3. 3

    Encontre o adaptador correto da ferramenta do pistão do disco de freio ou o conjunto de ferramentas do pistão do disco de freio para o tipo de rosca da pinça. Estes pistões têm sulcos visíveis em sua face. Muitas marcas e modelos de carros empregam diferentes tamanhos de ranhuras que exigem adaptadores diferentes. A ferramenta tem seis lados ou o kit inclui até nove aplicações. Insira o adaptador na face do pistão da pinça, até que os entalhes se encaixem nas ranhuras. Se estiver usando o conjunto para retirar o pistão, empregue o mesmo procedimento como no passo dois, com a placa de calço e o mandril para cima contra o adaptador, na face do pistão. Se estiver usando apenas a ferramenta, uma catraca e extensão com as unidades correspondentes adequadas será necessária Gire a catraca ou mandril no sentido horário, para comprimir lentamente o pistão para dentro do furo, até que esteja totalmente encaixado. Certifique-se de que o pistão não empregue um fio à esquerda. Embora seja raro, alguns veículos podem utilizar um pistão com rosca do lado direito no lado esquerdo e vice-versa. Em alguns modelos importados, colocar o pistão completamente para dentro do furo pode causar danos a ele ou ao mecanismo do freio. O manual irá alertá-lo sobre isso, se aplicável. Usar uma catraca também pode exigir que alguém segure a pinça firmemente para você, enquanto você começa a girar a ferramenta.

  4. 4

    Inspecione o revestimento das pinças quando os pistões estiverem retraídos e as ferramentas tiverem sido removidas. Às vezes, o ar pode ficar aprisionado dentro nos revestimentos quando os pistões são retraídos. Isto irá fazer com que eles joguem bolhas acima da superfície do pistão comprimido e elas podem ficar presas entre o pistão e a pastilha, quando as pinças dos pistões retornam. Isso pode danificar o revestimento protetor. Levante as áreas de bolhas do revestimento para liberar o ar ou use uma haste de plástico (não uma de metal) para ajudar a manusear o revestimento, para restaurá-lo a sua posição recolhida.

Dicas & Advertências

  • Antes de comprimir os pistões da pinça, é uma boa ideia remover metade do fluido de freio do cilindro mestre. Isto irá evitar o transbordo do cilindro principal quando o fluido é empurrado de volta para dentro do cilindro.
  • Alguns técnicos preferem abrir um parafuso de purga no pistão da pinça, especialmente quando os freios são integrados com sistemas de ABS. Abrir o parafuso de purga impede que o fluido no pistão se apoie dentro do cilindro, quando o pistão está sendo recolhido. Quando um parafuso de purga é aberto, os pistões purgam qualquer ar presente no mecanismo.
  • Alguns veículos utilizam pistões duplos por pinça. Existem alguns conjuntos de ferramentas que fornecem um adaptador para retrair os pistões em conjunto.
  • Quando os pistões da pinça são retraídos, eles precisam ser restaurados, bombeando o pedal do freio. Isso irá aplicar de volta a pressão hidráulica no pistão comprimido, colocá-los contra as pastilhas de freio e restaurar a resposta de frenagem. A incapacidade de realizar essa tarefa irá resultar na perda de potência de frenagem completa, até que os pistões estejam totalmente estendidos.

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