Mais
×

Ferramentas de pedra da antiguidade

Atualizado em 14 abril, 2018

Uma das mais antigas formas de criar ferramentas é o talhe de pedra. Há cerca de 4 milhões de anos, os seres humanos aprenderam a desbastar e a moldar peças de certos tipos de pedras, como o pederneira e a obsidiana. Elas têm químicos que permitem que sejam moldadas de maneira previsível, então os homens da antiguidade podiam fazer a mesma forma repetidamente. Muitos desses formatos tinham pontas afiadas, sendo úteis como muitos tipos de ferramentas.

Pontas de flecha eram feitas de pedra (indian arrowhead image by Jim Mills from Fotolia.com)

Pontas

As pontas de lanças ou flechas são uma das mais conhecidas ferramentas da Idade da Pedra. Muitos lembram de tropeçar em um desses objetos feitos à mão nas florestas ou em um caminho. Pequenas formas de pederneira ou de outras pedras eram lascadas até formarem uma ponta afiada, em seguida, eram fixadas à madeira para criar flechas ou lanças.

Facas

As facas eram muito comuns na para diversas atividades na Idade da Pedra. Uma lâmina feita pedra do tamanho da palma da mão foi criada e usada para cortar carne, pele, verduras e fibras. Elas tinham a parte traseira embotada para segurança, ou uma alça ou punho para facilitar o seu manuseio.

Machados de mão

A fibra da madeira e de árvores eram recursos importantes para a construção na antiguidade, e os machados de pedra foram usados para acessá-las. Essa ferramenta grande era usada para lascar uma árvore, para, eventualmente, derrubá-la. Acredita-se que os machados também era usados para corte de peles rígidas, picar gelo, como uma ferramenta para todos os fins.

Serras

Os salgueiros e outras árvores flexíveis são mais fáceis de serrar do que cortar. Os antigos usavam pontas afiadas de pedras grandes para criar serras, inserindo uma lâmina em alças de madeira ou ossos para proteção das mãos.

Brocas

As brocas eram pequenos pontos que giravam repetidamente, usados para fazer furos em madeira ou ossos. Eles eram parecidos aos furadores, peças ainda mais finas, usadas para perfurar peles para confeccionar roupas e utensílios.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article