História da cerâmica africana

Enfeite de cerâmica africana

African drummer image by valex61 valex61 from Fotolia.com

A história da cerâmica africana tem várias naturezas. Cada peça de cerâmica é diretamente influenciada pela região, linguagem, crenças religiosas da região, cultura, influência europeia e força cultural colonial. A história da cerâmica africana é passada verbalmente de geração para geração. Isso faz com que seja virtualmente impossível descobrir qualquer informação sobre o desenvolvimento da cerâmica.

Cerâmica africana mais antiga

A peça de cerâmica feita na África mais antiga foi encontrada na Nigéria no vilarejo de Nok. A peça de terracota data de 500 anos antes de Cristo. O tema da peça era o corpo e a cabeça humana. O modelo era abstrato, consistindo em fortes elementos formais com um completo descuido em relação aos tamanhos e posições adequadas da anatomia humana. O trabalho de design dessas esculturas as coloca no começo dos estágios de desenvolvimento da cerâmica, se não no primeiro.

Objetivo

Cabeças e figuras humanas são a tradição mais longa sobrevivente da cerâmica de terracota africana. Algumas das mais antigas cabeças e figuras humanas de terracota foram encontradas em Lydenberg e Ife. As cabeças encontras em Lydenberg datam do século 6. elas são grosseiras e robustas em seus designs. As cabeças e figuras humanas encontradas em Ife possuem um design mais refinado, com qualidades artísticas mais formais.

Lacuna na história da cerâmica

Entre os períodos de 200 depois de Cristo e o século 14, não há virtualmente nenhuma evidência física da cerâmica africana. Os arqueologistas acreditam que isso seja porque entre esses dois períodos de tempo as pessoas utilizava apenas materiais perecíveis nas esculturas. Os meios usados durante esse período de lacuna incluíam madeira, couro, fibras de plantas e de tecidos. Esse artefatos se desintegraram com o tempo.

Influência egípcia

As artes africanas apresentam significados simbólicos. Os arqueologistas acreditam que isso se deve à influência egípcia na arte de todo o continente por mais de 3000 anos. A cerâmica africana desse período de tempo evoca o significado encontrado no simbolismo, vida após a morte, e pagamento de tributos para deuses e deusas místicas .

Arte africana do século 20

A introdução de uma variedade de ferramentas ao povo africano trouxe novos métodos de criar trabalhos artísticos. Esculturas de terracota são profundamente enraizadas e ainda utilizadas hoje em dia. Alguns dos trabalhos de terracota mais importantes do século 20 foram feitos pelo povo Yoruba de Ife. Esculturas de terracota de tamanho real foram criadas durante 1910 e 1930. Essas peças de cerâmica capturaram o interesse de amantes da arte. Outros materiais usados para esculpir durante o século 20 incluem bronze e pedras naturais.

eHow Brasil
×