Por que pessoas ficam grisalhas prematuramente

Escrito por amber keefer | Traduzido por márcia burke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que pessoas ficam grisalhas prematuramente
A hereditariedade é a causa de cabelos brancos prematuros (Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Hereditariedade

Um artigo publicado em uma edição de 2005 do "Journal of Investigative Dermatology" relata que a hereditariedade parece ser o principal fator determinante quando se trata da idade que as pessoas começam a notar os primeiros cabelos brancos. Na verdade, embora não seja incomum para os caucasianos mostrar alguns fios brancos aos seus 30 e poucos anos, a maioria das pessoas com mais de 50 anos de idade, independentemente de raça ou gênero já está no meio do caminho. O embranquecimento prematuro ocorre aos 20 ou 30 anos em uma pessoa, mas até mesmo os adolescentes podem, por vezes, encontrar um fio branco ou dois. Se o cabelo de seus pais ficaram grisalhos cedo, então provavelmente você também passará por isso. Como é um processo lento, não se preocupe, pois não acordará um dia e verá uma cabeça cheia de cabelos brancos ao se olhar no espelho. O processo ocorre ao longo do tempo e está relacionado com as células de pigmento nos folículos pilosos que morrem. Para a maioria das pessoas, pode levar mais de dez anos para todos os cabelos ficarem cinzas. Naturalmente, o cabelo grisalho é mais perceptível em pessoas que têm cabelo mais escuro. Os indivíduos com um tom mais claro podem começar a ficar grisalhos mais jovens, mas o cinza simplesmente não é tão visível.

Pigmento do cabelo

A melanina é o pigmento natural que dá cor ao cabelo. Quanto mais melanina no cabelo, mais escura a cor. Ao longo do tempo, as células que estão na raiz do cabelo produzem menos melanina, tornando o cabelo transparente. O que parece ser cinza é na verdade o cabelo com pouco pigmento. Os fios brancos não tem pigmento, portanto são transparentes. Esse fio só parece cinza ou branco em contraste com o cabelo mais escuro da cabeça. Se uma pessoa começa a perder a cor do cabelo antes dos 35 anos, ela é considerada uma grisalha prematura. O processo geralmente começa próximo às têmporas e depois se espalha para a coroa e a parte de trás da cabeça. Os fios existentes não viram cinza. No entanto, uma vez que os folículos capilares começam a produzir menos células de pigmento, o crescimento de um novo sera cinza.

Desordens autoimunes

Condições médicas, como deficiência de vitamina B12, anemia ou um desequilíbrio da tireoide, podem causar o embranquecimento do cabelo. Pessoas que começam a ter cabelos grisalhos em uma idade precoce devem considerar o histórico de saúde da família. Vitamina B12, anemia perniciosa e outras desordens autoimunes têm sido associados com envelhecimento prematuro. Indivíduos com diagnóstico de anemia perniciosa são incapazes de absorver adequadamente a vitamina B12 devido a anticorpos que causam danos às células do estômago. A deficiência de zinco também é um fator responsável para esse processo. Pequenas manchas brancas nas unhas, acompanhadas por perda de cabelo são outros sinais de que uma pessoa pode ter deficiência de zinco.

Por causa de uma disfunção da tireoide, que pode torná-la hiperativa ou hipoativa, algumas pessoas ficam com os cabelos grisalhos mais cedo. Os resultados de um estudo publicado na edição de agosto de 2008 do "Journal of Endocrinology and Metabolism" sugerem que os dois principais hormônios da tireoide, T3 e T4, afetam o crescimento do folículo piloso humano. Ambos os hormônios também estimulam a produção de melanina. Portanto, baixos níveis de hormônios da tiroide podem conduzir a menos pigmentação no cabelo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível