O meu filhote de boxer fica com diarreia após tomar antibióticos

Escrito por kristen bailey | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O meu filhote de boxer fica com diarreia após tomar antibióticos
Um filhote de boxer com diarreia deve ser rápida e devidamente tratado para não ficar desidratado (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)

Se o seu veterinário tiver receitado antibióticos para o seu filhote de boxer, a diarreia pode ser um efeito colateral. O seu filhote precisa dos cuidados apropriados para garantir que a diarreia não resulte na necessidade de fluidos intravenosos, em coma ou até mesmo na morte. Por causa do seu peso relativamente baixo, qualquer problema de saúde, mudança de apetite ou de hábitos de eliminação em um filhote de boxer é motivo para preocupação e deve ser devidamente avaliado e tratado de imediato.

Outras pessoas estão lendo

Como saber se o seu filhote de boxer está com diarreia

Pode não ser tão óbvio quando um filhote está com diarreia, em comparação com um cão adulto. Os filhotes de boxer evacuam várias vezes por dia, ao contrário de um adulto, que só evacuam uma ou duas vezes por dia. Se o excremento parecer liquefeito e o seu filhote estiver precisando evacuar com mais frequência do que o normal, ele provavelmente está com diarreia.

Como o antibiótico causa diarreia?

A maioria dos antibióticos, incluindo os para humanos, matam as bactérias "boas" que vivem no trato intestinal, assim como as bactérias "ruins", que é a intenção do remédio. Destruir ou perturbar o equilíbrio de bactérias nos intestinos leva à diarreia nos filhotes de boxer de forma frequente. Esse problema pode ocorrer com antibióticos injetáveis e orais.

Ligue para o seu veterinário ou faça-lhe uma visita

Um filhote de boxer pode rapidamente ficar desidratado por causa da diarreia. É importante mantê-lo bem hidratado. Incentive-o a beber água o máximo de vezes possível. O veterinário pode sugerir dar arroz, iogurte, frango cozido para ele comer ou acrescentar um pouco de abóbora enlatada à sua comida para ajudar a solidificar suas fezes. Ele pode também recomendar que o seu cachorro tome uma bebida eletrolítica misturada com água. Permita, no entanto, que o veterinário faça as recomendações sobre o que dar para o cão comer e como tentar acabar com a diarreia. Pode ser necessário coletar uma amostra das fezes do seu filhote. Ponha algumas colheres de sopa das fezes em um recipiente de plástico descartável com uma tampa vedante.

Como evitar a diarreia no futuro

A melhor forma de evitar a diarreia no seu filhote de boxer é nunca dar-lhe comida humana para comer. Os filhotes em crescimento precisam de uma alimentação estável de ração rica em proteínas voltada especificamente para boxers. Verifique os primeiros cinco ingredientes da tabela nutricional da ração — dois ou três dos ingredientes devem ser fontes de carne, como frango, cordeiro ou boi. Evite rações com ingredientes como "derivados bovinos" ou com diversos cereais ou milho nos cinco primeiros ingredientes. Mais adiante na vida do seu cão, o seu criador pode recomendar mudar a alimentação do seu boxer para uma dieta de ossos e de alimentos crus, que é uma dieta mais próxima do que um boxer comeria na natureza. Esse tipo de alimentação, no entanto, não é recomendado para os filhotes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível