Filhote de cachorro que se recusam a amamentar

Escrito por cristina garcia | Traduzido por allan deligi elias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Filhote de cachorro que se recusam a amamentar
Filhotes recém-nascidos necessitam de atenção e cuidados constantes (Labrador retriever puppy image by crazy.nataly from Fotolia.com)

Filhotes de cachorro precisam mamar a cada três ou quatro horas, 24 horas por dia. Quando um filhote não o faz regularmente, há o risco de ficar hipoglicêmico ou desidratado. Ambas essas condições podem ser fatais se não tratadas imediatamente. Saber como reconhecê-las é saber como alimentar seu filhote pode poupar uma viagem de emergência ao veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Hipoglicemia em filhotes recém-nascidos

Quando um filhote recém-nascido não amamenta por um tempo considerável, sofrerá por causa de um baixo nível de glicose no sangue, ou hipoglicemia. Devido à baixa massa corporal, manter um nível estável de glicose é difícil para um filhote. Um dos primeiros sintomas de hipoglicemia num filhote é a tremedeira. Colocar mel ou melado na gengiva pode remediar essas tremedeiras. Se não tratado rapidamente, o filhote corre risco de convulsões, ataques epiléticos, ficar comatoso e, no pior cenário, levar à morte. Sempre consulte um veterinário se seu filhote tiver hipoglicemia.

Desidratação em filhotes recém-nascidos

Filhotes recebem líquidos através do leite da mãe. Quando um filhote se recusa a mamar, deixará de receber os nutrientes que precisa nem líquidos. Eventualmente, o filhote ficará desidratado. Para testar se o seu filhote recém-nascido está desidratado, delicadamente belisque a pele atrás do pescoço dele. A pele do filhote que estiver normalmente hidratado voltará ao lugar natural instantaneamente. Caso contrário, se a pele continuar de pé, você precisa tomar uma atitude. Use uma seringa e alimente-o com um pouco de leite substituto para filhotes.

Amamentar um filhote recém-nascido com garrafa

Sempre busque consultar um veterinário profissional antes de tentar alimentar seu filhote com garrafa. Filhotes recém-nascidos não desenvolverem completamente o reflexo de vômito, e cuidados extras precisam ser tomados para não afogar os pulmões dele com leite substituto. O tamanho do bico precisa ser pequeno o suficiente para que o leite não goteje quando se segura a garrafa verticalmente. O ideal será você apertar a garrafa para que o líquido saia. Não dê leite de vaca para seu filhote, pois causará diarreia. É possível encontrar leite substituto para filhotes no veterinário ou em pet shops.

Alimentar seu filhote recém-nascido com tubo

Alimentar um filhote recém-nascido com um tubo é a forma mais fácil e eficiente para de fazê-lo. Você pode comprar seus suprimentos de seu veterinário, que mostrará a forma correta de usar o equipamento. Esta técnica de alimentação é praticada para prevenir que o leite substituto entre nos pulmões do filhote. O processo de alimentar à mão geralmente pode ser encerrado durante a terceira semana; consulte um veterinário se tiver dúvidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível