Como as flores atraem insetos?

Escrito por elizabeth layne | Traduzido por rayssa amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como as flores atraem insetos?
Essa abelha pode carregar pólen para outra flor (Bee on flower with pollen image by Tanya Reddin from Fotolia.com)

Poucas coisas na vida são mais agradáveis do que assistir flores coloridas balançando na brisa, enquanto exalam aromas deliciosos e com insetos, como as abelhas e borboletas, voando de planta em planta. Embora seja uma atividade relaxante para os humanos, a atividade dos insetos é uma espécie de "relação de negócios". Para se reproduzir, a maioria das plantas precisa espalhar o pólen para outras flores, a fim de criar sementes. Para ajudar com esse trabalho, as flores atraem insetos e forjam um relacionamento mutuamente benéfico.

Outras pessoas estão lendo

No ar

As maneiras pelas quais as flores atraem insetos evoluíram ao longo do tempo para um meio eficiente de polinização. Para chamar a atenção de um inseto, a maioria das flores se anunciam por serem coloridas e com longos caules, assim elas balançam no ar e ficam mais perto dos insetos que voam, em vez de ficarem coladas ao chão. Além da cor, o tamanho e formato da pétala de uma flor também atrai insetos. Alguns insetos são atraídos apenas por certos tipos de flores. Por exemplo, pequenas vespas gostam de flores menores, como o alisso.

Néctar e pólen

Os insetos precisam de energia e proteína que vêm nos alimentos. Dentro do centro da flor, existe um "nectário" que produz o néctar, uma solução açucarada que os insetos gostam e que fornece carboidratos. O pólen é rico em proteínas que os insetos precisam para a construção de tecidos. As abelhas, por exemplo, carregam o pólen e néctar para as suas colmeias a fim de ajudar as abelhas mais jovens a se desenvolver.

Como as flores atraem insetos?
Essa borboleta provavelmente está bebendo néctar (Butterfly Buffet image by Claudia O. from Fotolia.com)

Aroma

As plantas também produzem aromas que atraem insetos, provavelmente como forma de anunciar que o néctar e pólen estão disponíveis. Enquanto o inseto bebe o néctar ou coleta o pólen, ele se move pela flor e pelos grãos de pólen que ficam em cima das hastes longas no centro da flor, coletando-o com as suas pernas ou parte de baixo. Quando ele se move para outra flor, o pólen viaja através de um tubo, chamado de estigma, onde os óvulos da planta estão. Os óvulos contêm ovos que, quando um grão de pólen os alcança, são fertilizados e desenvolvem uma semente. Segundo o The Flower Expert, o aroma de uma flor provavelmente existe para afastar animais herbívoros. Contudo, quando os insetos visitam essas flores, eles aprendem que esse aroma não é irritante ou um impedimento e começam a visitar especificamente aquelas com essas fragrâncias.

Guias de néctar

As pétalas às vezes apresentam linhas, ou outras marcações, chamadas de guias de néctar. Elas ajudam a guiar os insetos para o centro de uma flor, onde ambos o néctar e o sistema reprodutivo estão situados. De acordo com a Faculdade da Carolina do Norte, em flores populares com as abelhas, o guia de néctar é, às vezes, uma região de baixa refletância ultravioleta perto do centro de cada pétala. A refletância é invisível ao olho humano, mas as abelhas conseguem ver.

Como as flores atraem insetos?
As linhas centrais escuras e brancas dessa flor são os "guias de néctar" (flowers image by blaine stiger from Fotolia.com)

Atrair insetos benéficos

Para ter um ótimo jardim, os jardineiros plantam flores que atraem "bons" insetos, ou seja, aqueles que se alimentam de outras espécies causadoras de danos, como os pulgões, besouro-da-batata, pulgas, vermes, lagartas e besouros japoneses. A jardineira Martie Young, do Adams County, em Maryland, Estados Unidos, diz que "cada um desses insetos é comido ou parasitado pelas joaninhas, crisopídeos, abelhas, vespas e moscas". Ela recomenda plantar flores como as dedaleiras e margaridas, e outras que sejam vermelhas, amarelas ou azuis.

Como as flores atraem insetos?
Plantar margaridas pode ajudar a repelir insetos destrutivos (daisy image by martini from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível