Flores que repelem mosquitos e outros insetos de jardins

Escrito por elisabeth ginsburg | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Flores que repelem mosquitos e outros insetos de jardins
Tagetes estão entre as plantas floridas que mais ajudam a repelir pragas (NA/Photos.com/Getty Images)

Alguns insetos, como abelhas e borboletas, são visitantes de jardins altamente desejáveis. Outros são menos populares, como os mosquitos, um dos mais chatos e potencialmente perigosos. Um certo número de plantas com flor têm algum grau de efeito repelente para mosquitos e outras pragas. Na maioria dos casos, no entanto, são as folhas e não as flores que possuem o maior poder repelente. Para os seres humanos preocupados com mosquitos e outros insetos vetores, ter uma planta repelente nas proximidades não é o suficiente. Uma protecção eficaz geralmente envolve esfregar as folhas ou soluções feitas a partir destas diretamente sobre a pele.

Outras pessoas estão lendo

Margaridas repelentes?

Malmequeres (Tagetes) são plantas populares em vários jardins, sendo um membro da família Compositae, a família das margaridas. Plantadas entre tomates e outros vegetais, as folhas e flores da calêndula são fortemente perfumadas, repelindo moscas e outros insetos. Elas são fáceis de cultivar, prosperam em muitas condições e muitas vezes propagam-se novamente no jardim. Outro membro da família da margarida com um cheiro igualmente forte é a Tanacetum, que repele as formigas. Ao contrário de outros membros de sua família, as flores de tanaceto não têm pétalas, apenas centros compostos de flores minúsculas. Uma espécie de tanaceto, Tanacetum cinerariifolium, foi a fonte original dos inseticidas piretroides, hoje largamente difundidos e comercializados.

Capim-limão e Citronela

Uma espécie de gramíneas nativas do Sri Lanka, Cymbopogon nardus, também conhecida como erva de citronela, é cultivada como fonte de óleo de citronela de aroma intenso e cítrico que é altamente elogiado como um repelente de mosquitos, sendo usado em velas e outros produtos repelentes. Duas outras plantas de aroma cítrico, Collinsonia canadensis (também conhecida como citronela), que é um membro da família da hortelã, e Pelargonium x citrosum (gerânio laranja), que é um membro da família dos gerânios, têm renome como poderosos repelentes de mosquitos. Todas as três plantas devem ter suas folhas esfregadas contra sua pele para ter um efeito.

Outras mentas

Mentas fortemente perfumadas como a menta silvestre (Mentha longifolia) e erva de gato (Nepeta) têm propriedades repelentes de insetos. Erva de gato é uma boa companhia no plantio de rosas e tem a fama de ajudar a deter os pulgões, que sugam a seiva de plantas novas em crescimento. Muitos membros da família da hortelã são eficazes repelentes de animais e pragas no jardim.

Outros remédios cítricos

Erva-cidreira (Melissa officinalis) é um membro da família de hortelã com aroma de limão com pequenas flores brancas. As folhas trituradas são eficazes em repelir mosquitos. Outro parente da hortelã, o tomilho-limão (Thymus x citriodorus) tem pequenas flores de cor lavanda e folhas fortemente perfumadas. As plantas de folhas bem verdes e de formas variegadas são atraentes elementos no seu jardim e ajudam a repelir os mosquitos se aplicados na pele. Tal como acontece com todos os repelentes, é aconselhável realizar um "teste tópico" — a aplicação das folhas esmagadas a uma pequena área da pele — antes de usar a planta mais amplamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível