×
Loading ...

Plantas que repelem vespas e abelhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

É difícil encontrar informações sobre plantas que repelem abelhas e vespas, e ainda mais difícil encontrar provas de que funcionam. A razão para isso é que as abelhas são polinizadoras e as vespas se alimentam de muitos insetos que poderiam danificar as plantas. Na realidade, muitas espécies tentam atrair abelhas e vespas. Existem algumas teorias sobre algumas plantas que, dizem, possuem a capacidade de espantar tais insetos.

Abelha coletando o néctar das flores (ueuaphoto/iStock/Getty Images)

Citronela

A citronela, um dos nomes do gênero Cymbopogon, abrange 55 espécies diferentes que têm diversos usos. Está presente em muitos cosméticos, produtos para o cabelo e perfumes. Algumas pessoas usam para perfumar a casa, enquanto algumas espécies podem ser utilizadas na culinária. A citronela possui também propriedades repelentes naturais e é usada como ingrediente em velas e óleos. É fácil de cultivar, desde que plantada depois da última geada. Deve ser cultivada em solo com boa drenagem, que tenha sido misturado com composto. A maioria das pessoas cultiva a partir de mudas; certifique-se de que os brotos sejam plantados a 90 cm de distância uns dos outros. Como ela prefere condições úmidas, deve ser regada frequentemente.

Loading...
Citronela (konmesa/iStock/Getty Images)

Artemísia

A artemísia tem diversas variedades, incluindo o estragão. Porém, está listada como droga em muitas regiões, por conta de suas propriedades alucinógenas. Ela pode ser usada para repelir animais e insetos. Geralmente é plantada como bordas, para evitar que animais e insetos comam e danifiquem o jardim. De acordo com Rick Steinau, do site asktheexterminator.com, essa planta é a única que ele ouviu dizer que repele vespas. É bem resistente, por conta de sua habilidade de entrar em uma fase de dormência se ficar muito quente, reativando quando as temperaturas esfriam. Ela também pode crescer em solo pobre e pode aguentar o sol pleno ou a sombra parcial. Algumas variedades podem ser um pouco invasivas e necessitar de poda regular devido à sua facilidade de crescimento. Caso prove-se eficaz para repelir abelhas e vespas, essa planta pode agradar muitos que têm medo desses insetos em seus quintais.

Artemísia (Tobias Arhelger/iStock/Getty Images)

Eucalipto

O óleo de eucalipto, produzido a partir de algumas espécies dessa árvore, pode ser um repelente natural de insetos. O óleo geralmente é destilado das folhas, através de um processo de vaporização, e pode ser usado como desinfetante ou repelente, entre outras coisas. Também é bastante inflamável. Geralmente é adicionada aos produtos repelentes que também contêm citronela. Os dois combinados devem ser fortes o suficiente para manter algumas vespas longe.

Árvore de eucalipto (MillefloreImages/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...