Flores tolerantes à sombra para jardins

Escrito por april sanders | Traduzido por camila oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Flores tolerantes à sombra para jardins
A coração-sangrento prospera até mesmo na sombra (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

A maioria dos jardineiros caseiros tem uma área na sua paisagem que é rodeada por sombras, sendo debaixo de uma árvore ou de uma estrutura. Entretanto, isso não significa que você terá que desistir de apreciar a beleza de flores nessa área. Muitas plantas crescerão e prosperarão mesmo em condições sombrias.

Outras pessoas estão lendo

Flores em bulbo

O caládio é uma planta em bulbo que é desejada primeiramente pelas suas folhas coloridas, mesmo que ela não produza flores. Essas plantas pequenas crescem em áreas quentes e de sombra e têm folhas bi colores e em formato de coração. Se você mora em um lugar mais frio, desenterre os bulbos e armazene-os durante o inverno, ou plante novas a cada ano. As begônias (Begonia tuberhybrida) também são plantas de bulbo frágil que vivem às sombras. Na verdade, seus brotos coloridos murcham em condições quentes e ensolaradas. Os narcisos (Narcissus pseudonarcissus) crescerão em uma sombra leve e salpicada e levará ano após ano para cobrir a área com flores amarelas alegres.

Flores anuais

A maria-sem-vergonha (Impatiens wallerana) talvez sejam as mais populares entre as anuais. Essas flores pequenas e vibrantes são muito resistentes, crescerão e se espalharão durante o verão. Elas vêm em quase todas as cores, exceto por azul, e crescem em torno de 20 cm a 60 cm de altura. As broválias (Browallia speciosa) não são tão conhecidas como a maria-sem-vergonha, mas é uma escolha atrativa, especialmente se você procura por tons de azul. Essas flores, que têm um caule de até 30 cm, vêm em variações de azul e branco.

Flores pereniais

O coração-sangrento (Dicentra spectabilis) prospera em áreas de sombra e são geralmente encontradas em áreas selvagens como florestas temperadas, escondidas aos pés de árvores decíduas. Muito calor causará a interrupção da florescência, assim, é uma boa opção para áreas que tem verões frios. OO acônico (Aconitum napellus) é uma escolha excepcional para sombras profundas se você não tem animais de estimação ou crianças. Venenosa e pomposa, essa planta cresce muito, mais de 1 m, e floresce durante todo o verão. As flores vêm em tons de rosa, branco e lilás.

Plantas de folhagens

Muitas flores amantes de sombras produzem flores, mas para algumas delas, elas são insignificante comparadas à folhagem. Plantas da família Asparagaceae são um exemplo disso. Embora essas plantas não produzem flores, elas são as mais desejadas pela sua folhagem atrativa e diversa. O solenostemon (Solenostemon hybrids) é outro gênero de folhagem. Diferente da Asparagaceae, essas necessitam um clima mais quente para crescer e iluminarão as áreas de sombra com folhas roxas, douradas, alaranjadas e até rosadas. As flores são pequenas e ofuscadas pela folhagem. As plantas podem ser cultivadas em contêineres e trazidas para dentro de casa no período do inverno.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível