×
Loading ...

O que é fluorescência de diamante?

Atualizado em 21 novembro, 2016

A fluorescência do diamante é a luz visível produzida pela pedra quando estimulada à luz ultravioleta (UV). Os diferentes diamantes reagem de maneiras diferentes quando expostos a esse tipo de luz. Alguns brilham cores diferentes, enquanto outros parecem mais brancos. Na maioria das vezes, o brilho é azul, mas também pode ser verde, vermelho ou amarelo. Alguns afirmam que a fluorescência deixa os diamantes com um aspecto turvo, outros dizem que pode ter um impacto positivo sobre diamantes amarelos, pois a fluorescência azul contrabalança o amarelo e deixa a pedra parecendo mais branca.

A fluorescência é o resultado de materiais naturais em um anel de diamante (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Todos os anéis de diamante têm alguma fluorescência

Todos os diamantes possuem fluorescência, mas nem todas podem ser vistas a olho nu. Em 1/3 de todos os diamantes de grau, a fluorescência ocorre quando o diamante é exposto a uma fonte de UV de comprimento longo de onda ou por iluminação preta. O diamante torna-se ''estimulado'' com os comprimentos longos da onda UV, ou seja, os elétrons no cristal de diamante absorveram energia, e isso é visível. A luz pode ser muito intensa ou fraca.

Loading...

Diamante Hope

Uma vez que o diamante é retirado da fonte de luz, a fluorescência desaparece. Emitir luz após a remoção da fonte de luz é chamado de fosforescência. Um diamante que possui essa qualidade é o Hope, que muda da cor vermelha para a azul quando exposto à luz UV e, em seguida, fica vermelho por um segundo quando a fonte de luz é desligada.

Preço razoável

Os diamantes visivelmente fluorescentes não são caros como os que não são, uma vez que não há demanda para eles. No entanto, eles eram populares na década de 1950, quando foram chamados de ''diamantes branco-azulados''. Sua popularidade despencou na década de 1970 por causa das luzes negras que eram usadas em discotecas, como explica o site "Secret Diamonds".

Examine o anel

Ao comprar um diamante, verifique se ele possui fluorescência, pois isso pode afetar seu valor e sua aparência. A fluorescência azul não afeta o aspecto do diamante, a menos que seja extremamente intensa. Uma quantidade moderada de fluorescência azul pode deixar o diamante ainda mais bonito, pois anula o amarelo, fazendo com que ele fique ainda mais branco. Quando um diamante tem amarelo nele, a fluorescência deixa-o parecendo ser menos amarelo, e isso pode melhorar a aparência da pedra.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...