Comportamento

Como reconhecer um rubi verdadeiro

Escrito por margot callahan | Traduzido por marcelo couto
Como reconhecer um rubi verdadeiro

Seu rubi pode ser adorável, mas um impostor sem valor

Paula Bronstein/Getty Images News/Getty Images

Rubis são vermelhos. Todos sabem. Mas granadas, zircões, espinelas, pedaços de vidro e rubis sintéticos também podem ser vermelhos. É possível saber se a pedra vermelha de um anel ou colar é um rubi genuíno ou não em poucos passos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Lupa comum ou de joalheiro

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Limpe a pedra gentilmente com um pano macio umedecido e espere secar.

  2. 2

    Examine a aparência geral da superfície da pedra sem ampliação. Observe a forma e o tamanho. Pedras falsas geralmente são maiores e possuem bordas macias e arredondadas, enquanto que as verdadeiras são menores e apresentam faces nítidas e afiadas. Preste atenção na cor também, pois rubis verdadeiros são de um vermelho profundo. Pedras de cores mais claras são geralmente classificadas como safiras.

  3. 3

    Continue a examinar a superfície e o interior visível da pedra. Embora rubis genuínos também possuam falhas -- às vezes até mesmo desejáveis --, muitos arranhões pequenos, riscas ou bolhas na superfície dentro da pedra são indicadores de que a peça pode ser de vidro ou sintética.

  4. 4

    Segure o rubi na mão. Uma pedra genuína será um pouco pesada por causa da densidade da sua composição química. Um rubi verdadeiro aquecerá ao toque mais lentamente do que o vidro ou uma pedra preciosa inferior.

  5. 5

    Olhe a pedra de perto com uma lupa normal ou de joalheiro. Será possível ver a partir da qualidade das falhas nas estruturas cristalinas dentro da pedra se é vidro ou uma gema menos valiosa. Gemologistas chamam essas falhas de inclusões. Em rubis verdadeiros, as inclusões tendem a ser retas e angulares.

Dicas & Advertências

  • Para a palavra final sobre a veracidade e qualidade de uma pedra preciosa, talvez seja necessário consultar um joalheiro ou um gemologista. Existem locais para deixar as gemas ou enviá-las para verificação por todo o mundo.
  • O problema real de identificação dos rubis é com as pedras sintéticas, que são desenvolvidas em laboratórios. Tecnicamente, devido à composição química delas, são genuínas. Somente um especialista seria capaz de determinar se um rubi é sintético ou "natural", através da análise microscópica da pedra e da sua submissão a testes envolvendo calor, medição da refração de feixes de luz e fluorescência.
  • Rubis, como muitas outras pedras preciosas, podem ser danificados. Testes utilizando vidros e outros minerais frequentemente encontrados em kits caseiros de testes podem arranhar, quebrar ou manchar a pedra de forma irreversível. Use-os com cuidado.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media