Por que as folhas das árvores ficam vermelhas no outono?

Escrito por thomas urbauer | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que as folhas das árvores ficam vermelhas no outono?
Folhas vermelhas são uma visão comum no outono (red leaves image by jedphoto from Fotolia.com)

O outono é uma bela época do ano, pois as folhas de muitas árvores e plantas começam sua mudança anual de verdes para amarelas, alaranjadas, vermelhas e até purpúreas. Embora a maioria das pessoas aprecie a natureza nessa época do ano, nem todas entendem por que ocorre essa alteração na coloração das folhas. As árvores possuem uma substância chamada clorofila nas folhas, que lhes dá a aparência verde a maior parte do ano. É durante o outono que a produção de clorofila fica mais lenta e, por meio de uma série de etapas, produz a beleza das cores do outono.

Outras pessoas estão lendo

Clorofila

A clorofila é um pigmento verde presente em plantas e árvores que lhes permite usar a luz solar, juntamente com água e dióxido de carbono, para criar carboidratos como alimento. Esse processo é conhecido como fotossíntese. Quando o outono se aproxima, a produção de clorofila é reduzida ou cessa completamente. A clorofila já presente nas folhas começa a se decompor. É então que outros pigmentos, normalmente presentes, mas sobrepujados por sua cor verde, começam a se mostrar através das folhas.

Outono

Uma série de fatores afeta a produção da clorofila em plantas e árvores. Luz, temperatura, água, oxigênio e minerais essenciais na terra afetam a produção do pigmento e a cor das folhas. No outono, há menos luz e esta é mais fraca, o que diminui a produção de clorofila. Temperaturas cada vez mais frias também contribuem para a redução de seus níveis. A clorofila normalmente está presente nas folhas das plantas e árvores em quantidade muito maior que os outros pigmentos, assim, só depois de ocorrer as condições climáticas que começam a afetar a vida vegetal é que as típicas cores de outono podem ser vistas nas folhas.

Antocianina

A antocianina é o pigmento vegetal responsável pela coloração vermelha vista em algumas folhas. Também causa matizes róseos e púrpura, quando presente em diferentes quantidades. Desenvolve-se na seiva das células foliares já no final da estação de crescimento, e a sua quantidade dependente do clima e outras condições ambientais. Temperaturas frescas ainda acima de congelantes, condições secas e muito sol contribuem para uma substancial produção de antocianina.

Árvores e plantas com folhas vermelhas

Existem várias espécies de plantas e árvores que se tornam vermelhas, alaranjadas, róseas ou purpúreas no outono. Talvez a mais bem conhecida seja o bordo, que exibe folhas vermelho-brilhantes e alaranjadas devido à produção de antocianina. O sassafrás, o liquidâmbar e o sumagre também produzem antocianina em grandes quantidades, resultando em tons de vermelho-profundo, pelos quais são famosos, segundo o Serviço Florestal do Texas, nos Estados Unidos.

Variações

As variações de cores das folhas podem ser significativas de uma planta a outra na mesma espécie. A cor da folha de um ano a outro, na mesma planta, também pode mostrar grande variação. Existem várias possíveis razões para esse grau variável de cores. O clima muitas vezes afeta a coloração da folha a cada ano e as condições climáticas claras, secas e frias produzem as mais belas e vibrantes cores de outono. A luz é um importante fator no desenvolvimento de folhas coloridas nessa estação; pode-se observar este fenômeno nas folhas do alto das árvores, que geralmente apresentam tons mais profundos e vibrantes do que as outras folhas da mesma árvore. Finalmente, a quantidade de clorofila e outros pigmentos variam naturalmente com a espécie, resultando em variados matizes das mesmas cores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível