Educação e ciência

Por que a maioria das folhas de plantas são verdes ?

Escrito por sherry gray | Traduzido por débora cussiol

Outras pessoas estão lendo

Por que a maioria das folhas de plantas são verdes ?

A clorofila que dá a pigmentação verde às plantas

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Cores das plantas

Algumas plantas têm diferentes folhas coloridas, como vermelhas ou amarelas, mas a maioria das plantas têm folhas verdes em vários tons. A clorofila é uma coleção de moléculas dentro de cada folha verde que dão esta cor a elas. Existem outros pigmentos em plantas também, como xantofilas, que são amarelas, e carotenoides, que são amarelo, laranja e vermelho. As quantidades variadas de pigmentos nas plantas criam os diferentes tons de verde. Sem os outros pigmentos, cada planta podia ser da mesma cor.

Clorofila

A clorofila é um fotorreceptor, o que significa que ela capta a luz. A função da clorofila é absorver a luz do sol e convertê-la em oxigênio e água pelo processo de fotossíntese.

O papel dos outros pigmentos

A clorofila funciona melhor quando exposta ao espectro vermelho e azul das cores na luz solar. É por isso que deve haver outros pigmentos para absorver e converter outras cores do espectro de luz. Os outros pigmentos alimentam a energia que absorvem da clorofila para ser convertida. A clorofila não funciona em todo verde claro, e é por isso que as plantas parecem ser verdes, porque a planta deixa absorver as outras cores e reflete a luz verde de volta em nossos olhos. O que nós achamos que é cor na verdade é parte do arco-íris refletida do espectro de luz.

Por que algumas plantas não são verdes

Algumas plantas que vivem em áreas onde a luz vermelha e azul não alcançam as ondas de luz. Um exemplo é a begônia, que cresce naturalmente em áreas florestadas profundamente e tem folhas vermelhas com uma borda verde e algas que crescem em águas profundas do oceano. Estas plantas dependem mais de outros pigmentos para reunir outras cores do espectro de luz e alimentar a energia para a clorofila.

Cores de outono e perenifólias

Os cloroplastos nas folhas são as células que contêm clorofila. Quando seus ciclos de vida terminam, a planta também permite que toda a folha morra e reconstrói uma nova folha mais tarde na primavera, ou a planta mantém a reposição de cada célula na folha; por isso a maioria delas não morre nunca. As cores do outono são causadas pelas células morrendo nas folhas, e as cores diferentes são causadas pelas células que morrem em taxas diferentes, mesmo na mesma árvore. Se todas as células morressem exatamente no mesmo tempo, não veríamos a bela variação de cor nas folhas de outono. A perenifólia repõe continuamente cada célula para que a árvore tenham sempre folhas verdes, um tipo especial de folha que pode resistir à luz fraca e temperaturas frias.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media