Forma caseira de pintar cabelos escuros

Escrito por jennifer marlowe | Traduzido por sandy ferreira
Forma caseira de pintar cabelos escuros
Tintas para cabelos naturais existem a centenas de anos (Visage/Stockbyte/Getty Images)

A sua cor de cabelo não precisa impedir você de se tornar uma pessoa ecologicamente correta. Durante séculos, as mulheres têm usado receitas caseiras de tinturas de cabelo. Enquanto a maioria das pessoas está familiarizada com os produtos de henna para as loiras, as morenas pouco sabem do que está disponível para escurecer os tons do cabelo castanho. Essas tinturas de cabelo naturais são mais saudáveis ​​e menos caras do que visitas ao salão e corantes químicos em caixa.

Ingredientes para tintura caseira

Café preto e forte, chá escuro, alecrim, sálvia e casca de noz são alguns ingredientes orgânicos que dão brilho escuro ao cabelo. Antes de usar qualquer cor de cabelo caseira, pegue uma pequena mecha do seu cabelo para experimentar a receita. Lave ou mergulhe a mecha com o corante até que você obtenha a tonalidade desejada.

Café e chá são, provavelmente, as mais fáceis das misturas caseiras. Para ambos, começa na fabricação, faça-os normalmente, mas deixe-os extra fortes. Depois de esfriar, despeje o café ou o chá no seu cabelo 15 vezes ou mais, dependendo da sua primeira experiência. Não enxágue com a água, basta derramar repetidamente o café ou o chá em seu cabelo. Na última lavagem, deixe o líquido de molho por 15 minutos. Usar uma touca de banho evita que o café ou o chá manche a roupa.

Tinturas de cabelo à base de plantas são uma outra opção caseira. Despeje uma xícara de alecrim seco e uma xícara de sálvia seca em quatro xícaras de água quente. Deixe a mistura ferver por 10 minutos e, em seguida, deixe de molho por uma hora. Use uma peneira para remover as ervas e massageie o líquido em seu cabelo. Deixe a mistura em seu cabelo por 45 minutos, ou até alcançar a tonalidade desejada, e enxágue com água. Repita esses passos, duas vezes por semana durante um mês. Quando o cabelo alcançar a cor certa, use essa receita uma vez por semana.

Cascas de nozes são as mais complicadas, mas são os ingredientes mais escuros. Use luvas de borracha ao preparar essa receita. Comece esmagando os cascos com um pilão. Despeje as cascas esmagadas em água fervente e deixe de molho por três dias. Coloque as cascas em uma panela que não seja de metal com três copos de água. Despeje água fervente sobre as cascas novamente e deixe ferver por cinco horas, acrescentando água se necessário. Coe os cascos e deixe o líquido ferver até ser reduzido em 75 por cento. Adicione uma colher de chá de pimenta da Jamaica e deixe a tintura descansar por uma semana na geladeira, mexendo-a ocasionalmente. Lave o seu cabelo com esse corante repetidamente, até que você obtenha a cor desejada.

Forma caseira de pintar cabelos escuros
Café preto (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Antes de tingir

Existem algumas dicas importantes antes de usar uma pintura caseira. Por exemplo, certifique-se de estar livre de quaisquer corantes químicos ou alisantes antes de usar um corante natural. A combinação de ingredientes naturais com produtos químicos pode levar a um desastre capilar.

Corantes naturais não funcionam tão rapidamente como os químicos. Colorir o cabelo com receitas caseiras geralmente dá trabalho e é necessário repetir por dias ou semanas. A cor do cabelo mudará gradualmente com cada tratamento. O resultado final não é permanente e deverá ser colorido regularmente.

Tinturas de cabelo químicas são muito mais fortes do que misturas caseiras. Para uma mudança de cor extrema, receitas caseiras não funcionarão. Os tons naturais, no entanto, serão acentuados com cores orgânicas. Cabelos grisalhos desaparecerão.

Apesar do trabalho extra, a tintura caseira deixa o cabelo mais saudável e mais brilhante do que os corantes químicos.

Forma caseira de pintar cabelos escuros
A tintura caseira deixa o cabelo mais saudável e mais brilhante do que os corantes químicos (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)

-

-

Forma caseira de pintar cabelos escuros
Tudo isso realçará o seu cabelo escuro! (Visage/Stockbyte/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível