Mais
×

As formigas que parecem aranhas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muitos insetos e aranhas costumam imitar formigas para se alimentarem delas ou para defesa contra outros predadores. Contudo, apenas uma formiga tem aparência similar a de uma aranha, e por isso é chamada de formiga-aranha. Essas formigas são membros da família Leptomyrmex e podem ser encontradas na Austrália, na Nova Guiné e na Nova Caledônia. Atualmente, existem 27 espécies de Leptomyrmex no sul do Pacífico, incluindo as formigas-aranha vermelhas e as formigas de mel.

A maioria das formigas não se parece com aranhas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Aparência

A formiga-aranha tem 6 pernas longas e duas antenas que parecem ser pernas, por isso parece um aracnídeo de 8 pernas. Suas cabeças alongadas também ajuda para que pareçam aranhas.

Comportamento

Além de parecerem com aranhas, elas também imitam o seu comportamento. Quando estão em perigo, as formigas-aranha levantam seu abdomens como as aranhas e movem-se rapidamente.

Rainhas

Ao contrário de vários tipos de rainhas, a formiga-aranha rainha não tem asas. Acredita-se que isso o motivo seja o fato de que elas só vivem e uma região específica do mundo.

Ninhos

Em comparação a outros tipos de formigas, elas possuem menos membros em suas colônias, que são criadas em madeira e solo morto. Além disso, as formigas-aranha podem andar sobre a água por causa de suas pernas longas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article