Saúde

Como fortalecer a musculatura do joelho após a cirurgia de substituição

Escrito por dave brummert | Traduzido por ricardo schweitzer
Como fortalecer a musculatura do joelho após a cirurgia de substituição

Exercício físico é essencial para a recuperação do joelho

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Cirurgia de substituição total do joelho, ou artroplastia total de joelho, é uma operação que utiliza próteses de metal e polietileno para substituir as articulações do joelho. Essa cirurgia pode ajudar a melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos pacientes com degeneração nas articulações. Levando em conta a importância do joelho para as atividades do dia a dia, é essencial recuperar a capacidade muscular da área que apoia e envolve a articulação. A recuperação da cirurgia possui várias etapas, e a primeira começa ao acordar depois do procedimento.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Mesa ou cadeira
  • Pesos para o tornozelo (de 450 gramas até 4,5 quilos)
  • Toalha pequena

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Instruções

    Primeiro dia

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    Sente ou deite na cama de modo que consiga enxergar o pé de sua perna machucada. Concentre-se em flexionar o tornozelo para cima o máximo possível movendo apenas o pé e o tornozelo, e não a perna. Segure nessa posição por um segundo e, então, estenda o tornozelo para baixo o máximo possível, novamente mantendo a posição por um segundo. Faça duas seções de oito a dez repetições em cada perna.

  2. 2

    Deite com as costas em uma superfície similar. Mantenha a perna machucada reta e tente contrair o seu quadríceps (os músculos na frente da coxa) sem mover ou levantar a perna. Como a cirurgia envolve o corte de tecidos, as contrações podem possuir pouca força, o que não é um problema. O importante é a tentativa. Faça três seções de oito contrações do quadríceps, segurando cada uma delas por entre três e cinco segundos.

  3. 3

    Deite de costas na cama ou em outra superfície reta. Contraia os músculos da parte de trás da perna machucada e dos glúteos, sem movimentar a perna. Segure cada contração por entre três e cinco segundos e relaxe. Faça três seções de oito contrações.

    Do 2º ao 5º dia

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    Continue a fazer os exercícios anteriores, e adicione deslizamento de tornozelo, levantamento de perna esticada e adução isométrica do quadril. Você pode ser instruído sobre como transferir-se entre uma cama e cadeira de rodas, levantar, sentar e usar o banheiro.

  2. 2

    Realize o deslizamento de tornozelo deitando em uma cama ou superfície lisa. Dobre o joelho saudável para que o seu pé fique o mais próximo possível de seus glúteos. Mantenha o tornozelo da perna machucada tocando a cama e deslize-o até o mais perto de seus glúteos que conseguir. Use as mãos para ajudar a iniciar o movimento, mas concentre a força na musculatura das pernas. Quando você chegar o mais longe possível, marque o ponto e volte até a posição inicial. Tente aumentar a distância deslizada em cada repetição. Faça três seções com dez repetições em cada.

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    Deite em uma superfície plana e dobre o joelho saudável para que o seu pé descanse ao lado do joelho que sofreu a cirurgia, pois isso lhe dará um apoio que ajuda na execução do exercício. Mantenha a suas costas retas e levante a perna machucada completamente estendida. Tente levantar na mesma altura do seu outro joelho, segure a posição por um segundo e retorne a posição inicial lentamente. Faça três seções de dez repetições.

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    Faça esse exercício sentado, se possível, ou deitado. Coloque uma toalha enrolada entre seus joelhos e aperte-os em direção um do outro. Suas pernas não devem se mover. Segure a contração entre três e cinco segundos e relaxe. Faça três seções de oito repetições. Isso é conhecido como adução isométrica de quadril.

    Do 5º dia até a 4ª semana

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    Continue fazendo os exercícios anteriores pelo menos uma vez por dia. A medida que o alcance dos seus movimentos e a sua força retornam, faça exercícios mais desafiadores como extensões de perna sentado, adução de quadril em pé e dobra de joelho.

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    Sente em uma cadeira ou mesa com seus pés pendurados, sem tocar o chão. Comece com o seu joelho dobrado em 90 graus e levante a parte inferior da sua perna o máximo que conseguir. Tente manter a perna completamente reta, e segure-a no topo da extensão para então retornar até a posição inicial. Faça três seções de oito repetições.

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    Segure em uma barra ou parede para manter o equilíbrio, mantenha o joelho reto e levante a perna machucada lateralmente o máximo que conseguir. Segure a contração no topo por um segundo e, então, retorne lentamente até a posição inicial. Faça três seções de oito repetições. Isso é chamado de adução do quadril.

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    Fique de pé com seus pés separados na mesma distância que seus ombros, e com as mãos segurando em algo para apoio. Dobre os dois joelhos lentamente até chegar em uma posição próxima a agachamento, sem dobrar os joelhos em mais de 30 graus. Concentre a força na parte inferior do calcanhar e levante até a posição inicial. Esse exercício também pode ser feito com as costas escoradas contra uma parede, o que irá ajudar a manter as costas retas. Faça três seções de cinco repetições.

Dicas & Advertências

  • Pode ser difícil de perceber se você está contraindo os músculos corretos, portanto, é recomendável colocar a mão sobra a área que você deve trabalhar para tentar perceber a contração. Isso é chamado de "biofeedback" e pode ser uma grande ajuda para produzir uma boa contração.
  • A medida que você for melhorando sua força e condicionamento, adicione pesos de tornozelo para aumentar o esforço e trabalhar mais a musculatura.
  • O levantamento de perna pode ser realizado com o quadril virado lateralmente ou em posição neutra, com cada uma das posições trabalhando um grupo muscular diferente.
  • Existem dezenas de exercícios para fortalecer os músculos do joelho. Essa não é uma lista completa, apenas um guia básico.
  • Sempre siga o protocolo de reabilitação fornecido pelo seu médico ou cirurgião e avise-os em caso de dificuldades ou problemas.
  • A recuperação completa de uma cirurgia no joelho pode levar meses.

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