Saúde

Fototerapia com luz ultravioleta para tratar icterícia

Escrito por cindy anderson | Traduzido por fabiana silva

A icterícia é o acúmulo de pigmento amarelo, chamado bilirrubina, no sangue. Normalmente, o fígado processa as hemácias (glóbulos vermelhos) para remover essa substância e, quando ela se acumula no organismo, faz com que a pele e a parte branca dos olhos fiquem amarelas. Nos adultos, essa condição ocorre em virtude de uma doença subjacente (como a cirrose) e precisa ser tratada. Por outro lado, nos recém-nascidos, ela ocorre em virtude da imaturidade do fígado, mas com tratamento, a doença desaparece em cerca de duas semanas. A fototerapia ajuda a eliminar o excesso de bilirrubina e a cor da pele do bebê volta ao normal.

Outras pessoas estão lendo

Fototerapia tradicional (terapia de luz)

Se o bebê for tratado no hospital, a enfermeira o colocará em uma incubadora que possui em sua parte superior um conjunto de luzes fluorescentes brancas ou azuis especiais, chamadas "bililights". Elas emitem uma gama limitada de onda de luz ultravioleta que é segura para a pele do recém-nascido. Se o tratamento puder ser realizado em casa, o dispositivo usado se parecerá com uma mala parcialmente aberta, com luzes na parte superior e com um lugar para acomodar o bebê. Coloque o dispositivo dentro do berço ou em cima de uma mesa sólida. Forre o fundo da cama com uma manta e coloque o bebê sobre ela, mas não o cubra. O recém-nascido deve estar sem roupas, apenas de fralda. Alguns aparelhos têm uma "máscara" que fica pendura na unidade e bloqueia a luz para o rosto do bebê. Se seu dispositivo não tiver essa opção, coloque uma leve cobertura sobre seus olhos para protegê-los. Mude a posição do recém-nascido com frequência para aumentar a exposição. Se possível, retire a fralda e deixe-o assim por curtos períodos de tempo. As luzes devem ser usadas por um período de 24 horas, por dois ou três dias, dependendo da indicação médica. Em alguns casos, a luz poderá ser desligada por algumas horas durante à noite. A duração do tratamento depende, também, do progresso de remoção da bilirrubina. A cada três horas, desligue as "bililights" e alimente seu bebê. Manter um esquema de mamadas frequentes é importante para eliminar a bilirrubina. Aproveite esse período de pausa no tratamento para fazer outras atividades de cuidados com o bebê, como dar banho e brincar com ele, como faria normalmente. Esteja ciente de que, conforme a bilirrubina é excretada, as fezes poderão ter a coloração verde, preta e de alcatrão. Isso é normal. Verifique a temperatura do bebê com frequência enquanto ele estiver sob as luzes, para se certificar de que não está muito quente. Uma temperatura retal normal para recém-nascidos é de 36,6 ºC a 38 ºC. Acima desse nível, é recomendável entrar em contato com o pediatra.

Cobertores de luz e almofadas de fibra óptica

O cobertor de luz contém luzes de fibra óptica usadas para fototerapia no tratamento da icterícia infantil. Ele usa o mesmo espectro de luz que as "bililights", mas o cobertor permite que a luz fique mais próxima do bebê e que ele possa ser alimentado envolto no dispositivo. Também é possível colocar o cobertor diretamente sobre a pele do bebê. Os olhos precisam ser protegidos da mesma forma. A almofada de fibra óptica é parecida com o cobertor, mas é a almofada na qual o bebê é acomodado que emite a luz. Apesar de oferecem mais mobilidade do que as "bililights", o cobertor e a almofada são conectados a uma caixa que alimenta a fibra óptica.

Orientações gerais

Para realizar o tratamento em casa, o hospital poderá fornecer o dispositivo, o cobertor ou a almofada. Caso contrário, será necessário ter uma prescrição médica para poder alugar ou comprar um equipamento adequado. Não use loção, creme, óleo, talco ou qualquer outro produto sobre a pele do seu bebê enquanto ele estiver fazendo o tratamento de fototerapia, a menos que indicado pelo pediatra. Embora as "bililights" sejam seguras, é possível que seu bebê desenvolva erupção cutânea durante o tratamento. Essa condição desaparecerá sozinha, mas não deixe de informar o pediatra. Seu bebê precisará fazer exames de sangue diariamente para verificar os níveis de bilirrubina. O hospital poderá enviar uma equipe até sua casa para fazer a coleta.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media